quarta-feira, 27 de maio de 2009

Casa do Manoel Albano da Silveira

Edificada na rua Santo Antônio, onde atualmente residem o comerciante Manoel Roberto e família, a casa do ex-prefeito e agropecuarista Manoel Albano da Silveira foi construída no início do século XX. A edificação, em estilo eclético (ainda em perfeito estado de conservação), foi residência oficial do Sr. Manoel Albano da Silveira e de sua família. Ele, prefeito do Acaraú, por nomeação legal do governador Justiniano de Serpa, dirigiu os destinos do território acarauense até à Revolução Vargas.

O local funcionou informalmente como um centro administrativo, haja vista que era freqüentado pelo povo e por liderança civis, eclesiásticas e militares do município do Acaraú e de outros pontos do Estado. Devido à extensão territorial, Acaraú era o centro das decisões do Baixo Vale do Acaraú. Foi nesse local que foram articuladas e tomadas grandes decisões sobre o município.

Apesar da ação do tempo, o palacete do Sr. Manoel Albano da Silveira ostenta o apogeu econômico e político dos capitães da política cearense. Há um sentimento unânime do povo acarauense em que se guarde para a memória histórica e cultural a relíquia arquitetônica deste patrimônio material do norte do Ceará. O tombamento desse tesouro histórico, pelo município e pelo Estado, será uma revitalização perene da história nordestina, cearense e acarauense.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.