sábado, 3 de setembro de 2011

Sobral é o destaque do Vale do Acaraú


A cidade, considerada de médio porte, possui uma população estimada em 200 mil habitantes

Em 245 anos de criação, Sobral é, realmente, o maior destaque do Vale do Acaraú,pelo rico patrimônio cultural, histórico, desportivo e religioso. As belas igrejas e os inúmeros casarões preservam o estilo dos séculos vividos, associados aos museus com diferentes temas como a teoria da relatividade e as artes sacras e contemporâneas. A cidade, considerada de médio porte, possui uma população estimada em 200 mil habitantes, em sua maioria residente na área urbana, e é detentora de uma riqueza turística nas áreas religiosa, de eventos, científica, esportiva e cultural.

O município está encravado num espaço de 2.123 Km2 do vale e vive um clima de 22 a 33 graus centígrados e detém quase uma dezena de reservatórios d’água que são os responsáveis pelo abastecimento da população. Em seu território localiza-se o Parque Ecológico da Lagoa da Fazenda e Floresta Nacional de Sobral.

Na sede, cinco agências bancárias dão suporteà sua vocação econômica que varia entre a agricultura, criação de animais e suas culturas derivadas, fabrico de laticínios, conservas, sucos de frutas e hortaliças. É considerada uma das cidades que lideram um percentual forte nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, tanto que a taxa de alfabetização de seus moradores se aproxima dos 76 pontos percentuais e a de escolaridade média chega os 60 %, com a do fundamental atingindo os 99 por cento.

A Universidade do Vale do Acaraú tem sua reitoria lá instalada, oferecendo vários cursos no âmbito superior. Cinco hospitais dão suporte à saúde dos sobralenses e das cidades circunvizinhas e as pesquisas demonstram que seus quase 40 mil domicílios possuem os devidos serviços públicos.

Contudo, o forte mesmo de seus moradores responde pelo quesito cultural. O patrimônio histórico é composto pelo Centro Histórico, e o Teatro São João e dois cinemas. O centro de convenções e três museus são os equipamentos culturais e muitas são os festejos popularescomemorados na cidade, dentre os quais, a realização anual da Exposição Agropecuária e do dia do município.
É, portanto, uma grande diversidade de atrativos. Suas belezas começam pelo Arco do Triunfo, majestosamente localizado na entrada principal da urbe, e passam pelos casarios e antigos sobrados, igrejas seculares e o famoso conjunto do Teatro São João que são o testemunho de uma boa parcela histórica do Ceará. Outra bela paisagem que oferece é a margem do rio Acaraú que propicia uma praia virtual que, junta por obras desenvolvimentistas realizadas por continuadas administrações, tornam-na um cartão postal e um marco da beleza municipal.

Há que se destacar o lado “curioso” da Princesa do Norte que se localiza exatamente no centro nervoso do seu comércio que é o famoso “Beco do Cotovelo”, local onde se pode tomar conhecimento de tudo o que acontece nos meios sociais e políticos da cidade, em poucos minutos. É um ponto por demais agradável.

Para o visitante, Sobral oferece bons hotéis, pousadas, clubes sociais, restaurantes e bares, um estádio e uma diversidade de “points” de diversão que têm de um tudo para o lazer sadio e gostoso para ser desfrutado, também, em praças e logradouros públicos bem equipados e devidamente arborizados para minorar o calor que predomina durante o dia. Um completo setor de comunicação faz parte do receptivo.

Sobral é privilegiada por sua localização geográfica. Dista 230 Km. de Fortaleza, 120 do litoral de Camocim, 70 da Chapada da Ibiapaba e sua área de proteção ambiental, 16 da serra da Meruoca e 170 de Jericoacoara. Para seu acesso, a BR – 222 é a principal via terrestre.

 Por Hélio Rocha Lima

Nenhum comentário: