O Secult Mostra: I Encontro Regional de Cultura com Gestores Municipais e Sociedade Civil concluiu o ciclo de debates nas 14 macrorregiões. O encerramento aconteceu no município de Icó, abrangendo todo o Vale do Salgado, nesta quinta_feira (01), no Teatro Ribeira dos Icós, com diálogos à gestores e atores da cultura.
Visualizando a realização de uma rede que irá interligar todos os sistemas culturais do país em uma única plataforma cultural, o Sistema Nacional de Cultura, a Secult tem divulgado a importância desse movimento, que parte da consolidação do CPF da cultura ( Conselho, Plano e Fundo de Cultura) dos municípios, como estrutura básica, para que se estabeleça o repasse de recursos do governo federal.
Dentro da perspectiva de desenvolvimento do campo da cultura, a secretaria adjunta Maninha Moraes, pontua que, “esse é um tema de constante diálogos, que permeia a intersetorialidade das políticas públicas, sendo este, um momento de reflexão – de estabelecermos a cultura como prioridade e de termos a consciência da importância de trabalharmos e caminharmos na direção do desenvolvimento socioeconomico do Estado, por meio da instrumentalização da cultura”. A Secretaria conclui que: “esse caminho a percorrer, faz parte do entendimento dos gestores das três esferas do governo federal, estadual e municipal – incluindo a realização do CPF da cultura(Conselho, Plano e Fundo da Cultura), por parte dos municípios, que passa a ser a identificação e a ponte para que estejam interligados ao SNC - nivelando seus sistemas culturais, de acordo com que as diretrizes do MINC”.
A Secretaria da Cultura de Icó, Jequélia Maria Alcântara, afirma que a administração municipal tem um forte compromisso com a cultura, e que a partir dessa compreensão, o município busca o fortalecimento cultural no diálogo proposto pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará , ”porque sozinhos os municípios não conseguem articular a cultura - é preciso que se estabeleça essa parceria”. Espera a Secretária, que o governo federal e do estado venham dar apoio as ações integradas que estejam a altura do nosso patrimônio cultural.
Concluído o ciclo de diálogos nas 14 macrorregiões do Estado, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult) disponibiliza no site da Secretaria as informações sobre as Conferencias Municipais de Cultura para que, à partir desse momento, os municípios se apropriem da temática do desenvolvimento de seus sistemas culturais, que seguiram ao encontro do Sistema Nacional de Cultura.
Sobre o Secult Mostra:
O Secult Mostra: I Encontro Regional de Cultura com Gestores Municipais e Sociedade Civil, objetiva apresentar à sociedade e gestores culturais, as ações da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abrindo assim, um espaço de diálogos e discussão para a construção das políticas públicas culturais, de forma compartilhada, visualizando a adequação dos sistemas municipais para a implantação do Sistema Nacional de Cultura, alinhada com as diretrizes do Ministério da Cultura.
Saiba mais sobre o SNC:
Sistema Nacional de Cultura é um Instrumento de articulação, gestão, informação, formação, fomento e promoção das políticas públicas de cultura com participação e controle da sociedade civil, envolvendo três poderes públicos. Sendo o principal articulador federativo do Plano Nacional de Cultura (PNC) que estabelece mecanismos de gestão compartilhada entre entes federados da sociedade civil. (fonte MINC)
Pontos de Cultura presente:
Ponto de Cultura Fundação Social Raimundo Fagner.
Ponto de Cultura Associação do Desenvolvimento Cultural de Felizardo – ADECOF
Ponto de Cultura Associação de Apoio ao Protagonismo Juvenil – APJ
Ponto de Cultura Centro Social de Orós
Ponto de Cultura Maria Bonita
Ponto de Cultura Criativa Musical
Ponto de Cultura Fundação Social Raimundo Fagner.
Ponto de Cultura Associação do Desenvolvimento Cultural de Felizardo – ADECOF
Ponto de Cultura Associação de Apoio ao Protagonismo Juvenil – APJ
Ponto de Cultura Centro Social de Orós
Ponto de Cultura Maria Bonita
Ponto de Cultura Criativa Musical
Fonte: Secult-Ce
Nenhum comentário:
Postar um comentário