sábado, 3 de setembro de 2011

Sardinha se destaca na mesa


Caponga atrai visitantes e veranistas, com a realização de mais uma nova edição do Festival da Sardinha

Fortaleza. Uma iniciativa que objetiva, sobretudo, alavancar o turismo na baixa estação, tendo em vista o destino para o período da alta. Essa é uma das metas que está sendo alcançada nas edições do Festival da Sardinha, que acontece na Caponga, em Cascavel.

Dos dias 9 a 11, acontece a quarta edição, que este ano terá envolvimento das mulheres e filhos e dos próprios pescadores, além de todo o trade local. O evento contará com uma intensa programação cultural, gastronômica, turística e ambiental, com atividades tanto acontecendo durante o dia, quanto à noite.

O presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura (Assetuc), Mamede Rebouças, disse que a ideia tem ganhado corpo ao longo do tempo. "Hoje, realizamos uma atividade que destaca a região como destino turístico, e ressaltamos a sardinha como elemento importante da culinária, quando no passado esse pescado era utilizado apenas como isca para peixes maiores", disse Mamede.

Como uma grande festa, em que todos colaboram para realçar o brilho, garçons e operadores de hoteis e pousadas são treinados nos receptivos, mulheres recebem cursos de receitas com o pescado e os filhos participam de oficinas de desenhos, que acabam ornamentando as velas das embarcações dos pais pescadores. Com isso, conforme salienta Mamede, as atividades são complementadas com cursos e oficinas de capacitação na área de gastronomia, artesanato e qualidade no atendimento ao público.

A 4ª edição do Festival da Sardinha terá no seu planejamento de produção um trabalho especial destinado à preservação e educação ambiental. Oficinas de material reciclável, blitz ecológica, campanha de limpeza na praia com cortejo multicultural e todo um sistema de coleta seletiva do lixo gerado pelo festival.

Mamede lembra que no início foi visto com desdém, porque se tinha imagem equivocada que "sardinha era comida de pobre". Com o desafio de desmistificar esse conceito, os festivais foram pródigos em apresentar novas receitas, como moquecas, tortas, lasanhas, ao molho de maracujá, acarajés, dentre outras iguarias.

A diretora executiva do Festival da Sardinha, Katiuce Rodrigues, explicou que a sardinha é uma grande aliada da saúde por conter a substância ômega 3. Além da sua riqueza nutritiva, é também um pescado saboroso. A sua pesca, realizada principalmente nos meses de junho, julho e agosto, nas embarcações denominadas paquetes, representa um momento de grande movimentação social dentro da cidade.

No período de pesca, durante a noite, comerciantes, veranistas, visitantes e a população em geral, se reúnem no calçadão da beira mar da Caponga para comprar o peixe.

"A proposta do festival é justamente integrar toda essa bagagem cultural, gastronômica e social da sardinha como forma de divulgar e valorizar o pescado que foi de isca a prato principal, após a realização do primeiro festival", afirma Katiuce. Hoje o Festival da Sardinha é um projeto com grande repercussão no Litoral Leste e de fundamental importância para o desenvolvimento turístico da região. Em sua 4º edição, o projeto que envolve gastronomia, arte e música reafirma seu objetivo de contribuir para o engrandecimento da sardinha, pescado típico da região, agregando valor ao produto final, além da preservação e valorização dos costumes e tradições da comunidade local.

Atrativos
Cascavel é conhecida por ter a maior e mais popular feira livre do Ceará, marca registrada do Município, que atrai comerciantes e turistas de todo o Estado para conhecer e adquirir produtos da sua rica e diversificada expressão cultural, principalmente no uso do barro e do cipó.

Localizado a 60km de Fortaleza, o Município, além da feira, possui um litoral com praias de rara beleza, no encontro do rio com o mar em Águas Belas, nas vilas de pescadores, onde as expressões culturais que são mantidas há séculos como a pesca artesanal com jangadas, reisados, artesanato em renda, barro e cipó, regatas de paquete e jangadas, danças do coco, capoeira, bandas de fanfarra, quadrilhas juninas e a culinária com suas peixadas e pratos com frutos do mar.

Litoral Leste
"Forte apelo cultural integrado ao valor gastronômico da sardinha. Além disso, a proposta de preservação do meio ambiente e o resgate das tradições dos seus habitantes, fazem com que o evento se configure no cenário ideal para a realização do 4º Festival, promovendo a cultura, gastronomia, turismo e meio Ambiente no litoral leste", avalia Katiuce.

Entre as atividades que antecederam o Festival, destacou-se o Concurso de Desenho, que visou a contribuir para o processo de mudanças de atitude nas crianças e jovens. Foi destinado a alunos das escolas municipais da Caponga e teve como tema "A Sustentabilidade Econômica do Turismo para a Comunidade da Caponga".

Crescimento
26 embarcações atuam hoje na pesca da sardinha na Praia da Caponga, em Cascaval, quando antes havia apenas três barcos. O crescimento ocorreu nos últimos sete anos

MAIS INFORMAÇÕES
Associação dos Empreendimentos Turisticos de Cascavel (Assetuc) - Telefone: 9995-0925
Assetuc@hotmail.com


MARCUS PEIXOTO 
Repórter

Nenhum comentário: