quinta-feira, 2 de junho de 2011

Navalhas registradas

Será lançado hoje, à noite, a exposição e o livro "Barbearia do Tempo", do fotógrafo Sérgio Carvalho. Imagens revelam o cotidiano desta tradicional atividade

  FOTOS: SÉRGIO CARVALHO
O projeto surgiu a partir de uma coincidência, de maneira inesperada. Durante uma viagem até o município litorâneo de Cascavel (a 70 km de Fortaleza), para visitar a Feira de São Bento, o fotógrafo Sérgio Carvalho descobriu a resistência ao tempo de uma profissão que já foi bastante popular. Entre os becos da feira, deu de cara com 12 barbeiros em plena atividade, de posse de suas tesouras e navalhas.

O achado suscitou no fotógrafo a ideia de um projeto, que resultou na exposição e no livro "Barbearia do Tempo", a serem lançados, hoje à noite, no Espaço Cultural Correios de Fortaleza. As imagens revelam, a partir do olhar acurado do autor, detalhes do cotidiano desses profissionais "à moda antiga".

  FOTOS: SÉRGIO CARVALHO
"Essa história surgiu por acaso, quando visitava a feira de Cascavel, considerada a segunda maior do tipo livre, no Brasil, atrás apenas da Feira de Caruaru (PE)", ressalta Carvalho. "Nesse dia, descobri esses barbeiros trabalhando lado a lado, nas varandas do mercado. Nunca tinha visto aquela cena em feira alguma, e sou frequentador delas. Faz parte do meu universo. Então foi algo que me chamou atenção", recorda.

"Isso foi em meados de 1999. Ao todo, eram 12 barbeiros. Fiz algumas fotos no dia e depois comecei a voltar todos os sábados para desenvolver mais o projeto. Conversava com os barbeiros, observava-os em ação, seu cotidiano", descreve o autor.

A partir daí, Carvalho iniciou o projeto de um ensaio documental sobre o tema. "Comecei a pesquisar sobre a Feira de São Bento, sobre os barbeiros. Com esse projeto ganhei o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará", explica.

  FOTOS: SÉRGIO CARVALHO
Logo depois, o fotógrafo foi contemplado pelo Edital de Patrocínio Cultural dos Correios. As duas premiações viabilizaram a produção do ensaio, do livro e da exposição, que fica em cartaz até julho. "São 26 imagens expostas, que, de certa forma, representam a realidade de vida e de trabalho desses barbeiros. É um trabalho de registro da profissão, mas com toda a subjetividade visual do fotógrafo", observa Carvalho.

No lançamento, alguns barbeiros vão estar presentes, quando verão as imagens pela primeira vez. Outra iniciativa do projeto é a realização de oficinas de arte e visitas guiadas para 300 crianças de escolas públicas. "Essa contrapartida é uma das exigências dos Correios no Edital. As atividades serão conduzidas pela arte-educadora Ângela Moraes", detalha Carvalho.

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

MAIS INFORMAÇÕES
Lançamento do livro e da exposição "Barbearia do Tempo", de Sérgio Carvalho. Hoje, às 19h30, no Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38, Centro). Contato: (85) 3255.7260

Nenhum comentário: