terça-feira, 24 de maio de 2011

O amor em três atos

Oitavo livro do poeta e escritor cearense Mano Melo, "Poemas do Amor Eterno" será lançado hoje à noite, no Centro Cultural Oboé. Os textos foram inspirados na vida do autor

Mano Melo: poemas com base confessional
Um inventário afetivo de amores, amizades, lugares, coisas e pessoas. Assim o poeta e escritor cearense Mano Melo define seu "Poemas do Amor Eterno", livro que será lançado hoje, às 19h30, no Centro Cultural Oboé.

A obra reúne poemas escritos ao longo de cerca de dois anos. "Em geral, você vai escrevendo e deixando em uma pasta no computador. Até que, em determinado momento, acha que precisa organizar em um livro. Alguns poemas foram até escritos especificamente para a publicação, mas a maioria foi nesse sentido, que cabem dentro de um tema", explica.

"Poemas do Amor Eterno" é o oitavo livro de Mano Melo, viabilizado pela Oboé Financeira. O livro é dividido em três partes - "O Amor É Terno", "O Amor É Fêmero" e "O Amor é Fé". "O primeiro título é uma maneira de associar amor e ternura; o segundo refere-se às coisas passageiras, pois a cada momento amores acontecem, e os deuses sorriem para abençoá-los. O ´ex-amor´ também é um deusa, mas quando perdemos fé, não é mais amor", observa.

Assim, abordando a palavra em seu sentido mais amplo (não apenas romântico), Melo ressalta que no livro há poemas de amor para mulheres, amigos, cachorros, lugares. Boa parte dos textos são inspirados em pessoas e situações reais. Há desde poemas pequeninos, como "Pescaria" (Eu vou fazer iscas/ das minhocas em sua cabeça/ pra pescar peixes de açúcar/ no meu lago de lágrimas") até outros, de cinco páginas, como "Bolero sentimental, melodramático e água com açúcar em dois personagens e três atos, com final feliz".

Entre os livros anteriores do autor estão "O Lavrador de Palavras" e o romance "Viagens e Amores de Scaramouche Araújo", inspirado nos anos em que viajou por vários países.

Formado em arte dramática no Conservatório Nacional de Teatro, Melo tem em seu currículo extensas participações em teatro, cinema, TV e filmes de publicidade. Sua trajetória foi tema de "Mano do Ceará", documentário de Rômulo Fritscher. Integrou o grupo de poetas Ver O Verso, com Pedro Bial, Claufe Rodrigues e Alexandra Maia. Através dos recitais, shows e saraus no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, Melo ficou conhecido pelo estilo muito peculiar de interpretar seus poemas em público. Apresenta-se em eventos de literatura, bienais, feiras de livros, e também em teatros, bares, casas noturnas, centros culturais.

Livro  
Poemas do Amor Eterno 
Mano Melo
Expressão gráfica e Editora, 2011, 244 páginas, R$ 30
Lançamento hoje, às 19h30, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota). Contato: (85) 3264.7038

Nenhum comentário: