quarta-feira, 25 de maio de 2011

Literatura-Segredos cantados

Novo livro da cearense Socorro Acioli, "Inventário de Segredos" será lançado, amanhã, com participação especial da banda Breculê

O casal Dulcinéia e Ernesto (ele disfarçado de mulher). Dois personagens da trama de Inventário de Segredos
Logo nos primeiros versos de "Inventário de Segredos", é explicada a deliciosa contradição na qual fundamenta-se o livro: "Quem for ler esse inventário/ por favor, tenha cuidado/ olhe bem ao seu redor/ se não há ninguém ao lado/ tudo o que ele revela/ é segredo bem guardado". Bom, era bem guardado até Socorro Acioli transformá-los em um belo e divertido cordel.

Publicado em 2010 pela editora Biruta (SP), "Inventário de Segredos" é o mais novo livro da escritora cearense (autora de "A Bailarina Fantasma"), e sua primeira incursão na narrativa em versos. Amanhã, será finalmente lançado, em Fortaleza, em um evento especial. Na ocasião, a banda Breculê apresentará trechos musicados do cordel.

"Fiz lançamentos no ano passado, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Aqui, adiei porque queria encontrar uma parceria para fazer algo além do texto. Duas amigas jornalistas me falaram da Breculê e a banda topou de imediato. O trabalho ficou espetacular", elogia Socorro.

A história gira em torno da vida em uma pequena cidade fictícia, chamada Urupemba. Ao longo das páginas, um narrador misterioso vai desfiando os segredos dos habitantes, entre mistérios, mentiras e paixões - desde a moçoila apaixonada pelo carteiro, que manda cartas para si mesma para receber a visita do amado, até Luís, o Juiz, que coleciona pinturas das mulheres da cidade, retratadas nuas, na surdina, pelo encanador e carpinteiro Marcelo. "Vale ressaltar que não é um livro infantil, mas de juvenil para adulto", destaca Socorro.

Embora escrita em versos, a história de "Inventário" tem um fio condutor, que revela a identidade do narrador. De algum modo, as vidas de todos os personagens estão entrelaçadas.

"Pensei nessa estrutura interligada desde o começo. Não abandonei minha veia romancista", ressalta Socorro. O que tornou a tarefa mais difícil, no entanto, foi a inexperiência da autora com narrativa em versos. "Estudei a estrutura do cordel, li sobre a métrica específica. Não foi fácil, deu muito trabalho. Tanto que comecei a escrever em 2006 e o livro só foi lançado em 2010", recorda a cearense.

A ideia para "Inventário de Segredos" surgiu a partir de experiências da autora em Nova Olinda (região do Cariri). "Entre 1999 e 2002, ministrei um curso de editoração para as crianças da Fundação Casa Grande. Andava muito pela cidade e costumava ficar nas casas dos alunos. Alguns também vinham me visitar em Fortaleza. Foi uma convivência intensa, até porque o município é pequeno. Passei a acumular histórias e lembranças, que inspiraram alguns personagens e situações do livro", revela Socorro.

O ponto de partida para organizar essas recordações foi uma pergunta inesperada. "Certa vez, uma das minhas alunas da Fundação, Mêires Moreira, veio me visitar. Ela estava preparando algo na cozinha e perguntou onde estava a ´urupemba´, que depois descobri ser um tipo de peneira. Essa palavra resgatou as memórias de Nova Olinda, com as quais até então não sabia o que fazer", explica Socorro.

"A Mêires, por exemplo, era a moça apaixonada pelo carteiro, que mandava cartas para si mesma - segredo da personagem Belinha. Eu não tinha planos para essas recordações, mas era algo forte, fiquei feliz quando consegui colocar tudo numa história só", comemora a autora.

Reconhecimento

Atualmente, "Inventário de segredos" apresenta uma trajetória vitoriosa: foi escolhido para representar o Brasil na Feira de Bolonha (Bologna Children´s Book Fair) de 2011; recebeu o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e foi selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Educação, que distribuirá o livro pelas bibliotecas escolares do Brasil.

"O reconhecimento vem também dos comentários das pessoas. Muitas disseram que é meu melhor livro, porque tem muito humor", observa Socorro. Outro destaque é o conjunto de ilustrações de Mateus Rios, responsável ainda pelo projeto gráfico. A aparência de "caderno antigo" das páginas - com direito a manchas amareladas, "durex falso" na lombada e letra manuscrita - é tão competente que algumas pessoas, à primeira vista, pensaram mesmo tratar-se de uma publicação velha.

"Ele captou bem o espírito da coisa. Esse narrador que espalha os segredos, se fosse real, faria suas anotações em um caderninho mesmo, do tipo escolar", analisa Socorro.

"Além disso, em cada ilustração ele consegue um ângulo diferente. As imagens são feitas em aquarela e têm muito movimento, os cenários são detalhados, alguns até apresentam elementos que não estão nos versos", antecipa a autora.

Sobre o lançamento, amanhã, Socorro revela-se ansiosa. "Desde que o livro ficou pronto, achei que ele era ponto de partida para um projeto artístico maior. Sempre o imaginei ligado à música, ao teatro. No caso da Breculê, deu muito certo porque eles têm essa influência da herança musical brasileira, do chorinho, do samba, do frevo. Isso vai ao encontro do formato do texto, fundamentado na tradição literária dos cordelistas, dos repentistas, das narrativas orais em cidades pequenas", avalia Socorro.

"É o lançamento mais especial da minha carreira, o começo de um novo percurso. Sempre quis esse tipo de parceria com artistas, algo até então inexistente em minha trajetória", celebra a escritora, que desde novembro de 2010 é representada pela Agência Riff, do Rio de Janeiro.

"Eles agenciam autores de peso como Ruben Fonseca, Ariano Suassuna, Zuenir Ventura e outros. É importante para mim e para o Ceará, trata-se da conquista de uma atuação mais profissional, algo difícil no meu caso, que tenho um trabalho ainda no início", pondera.

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

Livro 
Inventário de Segredos  
Socorro Acioli
Biruta, 2010, 56 páginas, R$ 28

Lançamento amanhã, às 19 horas, no Auditório da Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010, Aldeota). Entrada: um quilo de alimento não-perecível em prol da Casa do Sol Nascente. Contato: (85) 4008.0800

Nenhum comentário: