quinta-feira, 14 de abril de 2011

As palavras certas para dizer à ventura

Palavra Por Aí, À Ventura é o terceiro livro da escritora cearense Inez Figueiredo e apresenta uma viagem pelo fantástico universo da palavraPalavra Por Aí, À Ventura é o terceiro livro da escritora cearense Inez Figueiredo e apresenta uma viagem pelo fantástico universo da palavra
A autora traz ao leitor 21 contos em uma atmosfera de subjetividade (DIVULGAÇÃO)
A palavra é a senhora da linguagem, a simbolização do pensamento. Por isso os escritores a esmeram, lapidam, antes de colocá-la no papel e entregá-la à eternidade, tal qual o ourives dando forma à sua joia rara. É com esse cuidado, elevando a palavra ao patamar que a julga merecedora, que a escritora cearense Inez Figueiredo lança hoje (14), na Livraria Cultura, seu novo livro Palavra Por Aí, À Ventura.

O livro contém 21 contos em que a preocupação primeira da autora é a seleção das palavras certas para a instauração de uma atmosfera de subjetividade, ainda que mostre a aventura da palavra em seu aspecto universal. “O livro é uma espécie de monumento à palavra”, diz a autora. A linguagem poética é transplantada para o seio da narrativa curta, colocando como personagem principal a misteriosa palavra. Ainda que em prosa, o livro demonstra claras influências de poesia, linguagem que Inez utilizou nos seus dois primeiros livros, O Poeta e a Ponte (1997), e Estrela, Vida Minha (2004).

São muitas e variadas as influências que o leitor mais atento poderá identificar nas linhas de Palavra Por Aí. Desde profundas reflexões filosóficas a mitologia e música, tudo isso em variadas ambientações que permitem uma verdadeira viagem em tempo e espaço. “Há um conteúdo simbólico muito grande. É um retrato de como o autor, o poeta, o artista em geral trabalha para simbolizar aquilo que ainda não tem nome, mas que ele percebeu e precisa expressar”, explica a escritora. “Só lendo mesmo para entender”, completa.

A facilidade da literatura em trabalhar a percepção e colocá-la em palavras é, segundo Inez, a explicação para a penetração cada vez maior de autores e seus livros em universos como cinema, teatro e música.

Para aguçar a imaginação do público, o lançamento do livro será precedido de um experimento cênico dirigido e encenado pela premiada atriz Rejane Reinaldo, que atualmente cursa doutorado em Teatro, na Bahia, e vem a Fortaleza especialmente para a apresentação. O tema da performance é um texto de Inez Figueiredo, intitulado Pentesiléa e o vão (não incluso no livro). Pentesiléa, rainha amazona na mitologia grega, aparece como um símbolo do feminino presente no universo, na natureza, nas palavras, como expressão criativa.

A cenografia dessa apresentação introdutória ficou a cargo do artista visual Marcelo Santiago. Ainda que se trate de uma apresentação simples, de cerca de 20 minutos, Santiago afirma que não economizou na criatividade para dar ao espaço um caráter expressivo e original. Segundo ele, a ideia foi criar um visual estético para a leitura dramática do poema. “Procuramos criar um conjunto bem interessante em um único ambiente, uma confluência de variadas linguagens como pintura, fotografia e texto”, expõe o artista.

SERVIÇO

POR AÍ, À VENTURA

Quando: hoje, 14 de abril (às 19h)
Onde: Livraria Cultura, no Shopping Varanda Mall (Av. Dom Luís, 1010 – Meireles)
Outras info: 4008 0800
Marcos Robério

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: