terça-feira, 29 de novembro de 2011

A persistência da memória

Em projeto do MIS cearense, série de livros e DVDs registram memórias de protagonistas da cultura do Estado. Primeira leva conta com mais 20 perfis

Christiano Câmara: o memorialista é um dos entrevistados na série de DVDs do MIS
FOTO: KID JUNIOR

Parte da memória do Estado registrada em entrevistas com intelectuais, artistas e outros personalidades relevantes na história da cultura cearense. Com essa proposta, o Museu da Imagem e do Som do Ceará lançou na última semana o "História MIS", projeto cuja primeira etapa reúne depoimentos de mais de 20 personalidades em quatro livros e oito DVDs.

Sob coordenação do memorialista Nirez, diretor do MIS, a iniciativa contribui para preservar e difundir não apenas as trajetórias dessas personalidades, mas, em última análise, as transformações culturais recentes do próprio Estado.

"Isso é possível porque os entrevistados pertencem a diferentes campos de ação. Há musicólogos, escritores, bailarinos, intelectuais, artistas, filósofos etc. Desde que entrei no MIS planejava fazer um projeto assim", conta Nirez.

Ao todo, a lista de convidados da primeira etapa inclui 23 nomes, a exemplo de Angela Gutiérrez, Gilmar de Carvalho, Christiano Câmara, Ricardo Guilherme, Pedro Salgueiro, Sérvulo Esmeraldo, Oswald Barroso, Tom Barros, Dora Andrade, Virgílio Maia, Batista de Lima, Narcélio Limaverde e Ary Sherlock. Cada livro é acompanhado de dois DVDs, com os depoimentos gravados em vídeo e imagens extras relacionadas às vidas dos entrevistados - muitas pinçadas de seus acervos pessoais.

Mergulho
As entrevistas foram realizadas exclusivamente para o projeto, por diferentes colaboradores. Sânzio de Azevedo, por exemplo, conversou com Angela Gutiérrez; o bailarino Ernesto Gadelha falou com a colega Dora Andrade, e assim por diante.

"Essa primeira etapa foi meio demorada, levamos 14 meses para finalizar. Entrevistamos mais de 30 pessoas. As que ficaram de fora estarão nos próximos volumes publicados, juntamente com outras que continuaremos a fazer conforme a disponibilidade de cada um", adianta Nirez. As próximas publicações devem ser lançadas em 2012.

Na cerimônia de lançamento do "História Mis", o Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Prof. Francisco Pinheiro, descreveu o projeto como uma iniciativa de "respeito à memória histórica dos artistas cearenses, que são a grande representação simbólica do Ceará".

Já para Ângela Gutierrez, uma das entrevistadas, "a publicação revela-se como ponte entre o passado e o futuro de todo um legado da história. Cada um de nós, entrevistados, fizemos um mergulho em nossas próprias vidas", comenta.

Em outubro deste ano, foi lançada uma outra parte do projeto, chamada "Memórias Centenárias Cearenses", que reúne depoimentos de outros 10 cearenses notáveis, porém mais velhos do que os da nova leva. O material ficará disponível no acervo do Mis para consulta e também será distribuído a entidades e pessoas interessadas. A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) também fica com uma parte para distribuir entre as bibliotecas estaduais.

MAIS INFORMAÇÕES
Mis - Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410, Meireles). Funciona de segunda a sexta, de 8 horas às 17 horas. Contato para visitas com grupos e pesquisa ao acervo: (85) 3101.1206

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

Nenhum comentário: