Transcendendo a linguagem da pintura, a série de quadros Diálogos, do artista plástico Fernando França, agora vira livro a ser lançado hoje na Livraria Cultura
Depois de bem sucedida exposição, Fernando França reúne em livro série de peças em homenagem a grandes nomes das artes no Ceará (DIVULGAÇÃO)
Quando o artista plástico Fernando França pintou os quadros da comentada série Diálogos, deixou muito mais do que um admirável trabalho artístico. As pinceladas que puseram nas telas os retratos de 23 artistas do Ceará podem ser percebidas como um verdadeiro registro histórico, em uma espécie de culto às artes plásticas cearenses, capaz de transcender a linguagem da pintura. Por isso, os traços não ficaram apenas nas telas, mas ganharam as páginas do livro também intitulado Diálogos, que o artista lança hoje (28), em noite de autógrafos na Livraria Cultura.
Não era para menos, sobretudo depois do sucesso da série na recente exposição do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A dimensão disso pode ser medida pelas palavras do escritor Affonso Romano de Sant’Anna, na contracapa do livro: “Fernando, com essa série acho que você deu uma sacudidela na arte do Ceará, quiçá do Brasil: reuniu, fez pensar, parodiou, parafraseou, produziu algo histórico”.
“Pensei a ideia do livro porque a série tem esse aspecto documental, então eu quis fazer um registro do processo de criação de cada um dos artistas”, explica Fernando. Dividido em vários capítulos, a obra intercala pinturas e textos, escritos por nomes como, por exemplo, Gilmar de Carvalho e Nilo Firmeza, o Estrigas, que é também um dos retratados na série. O projeto do livro foi um dos contemplados pelo Edital das Artes, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Além disso, a iniciativa resultou também em um documentário produzido por alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor), que será exibido na noite de autógrafos.
Fernando diz que seu objetivo desde o início dos trabalhos era a valorização dos artistas locais. “Temos uma produção de muita qualidade na pintura, aí pensei nos diálogos para valorizar o que a gente produz e para as pessoas terem acesso, conhecerem nossos artistas”, diz Fernando, acrescentando que até a grande dimensão dos quadros (1,5m x 2m) contém um simbolismo da grandeza dos artistas cearenses. Fernando pintava os retratos e deixava um espaço para que os próprios retratados interferissem na tela, em uma espécie de balão inspirado nas histórias em quadrinhos. O livro reforça ainda mais essa interação.
A ideia que motivou o artista a realizar a série surgiu em 2006, quando ele fazia uma residência artística na França. A distância de sua terra natal trouxe a inspiração da qual precisava. “Geralmente quando você está vendo de fora acaba tendo uma visão mais clara das coisas”, reflete. Perguntado sobre o que é preciso para que iniciativas de fôlego como essa se tornem mais frequentes no cenário artístico do Estado, Fernando diz que “a questão toda passa pela educação”, sendo que o poder público deveria estar comprometido com a formação cultural desde a fase infantil.
O que mais marcou em todo o processo, segundo o artista, foi o diálogo, a convivência com os demais artistas e a “capacidade de perceber e aprender com o outro”. “Estou muito feliz de ter feito (a série), fica um documento importante pro nosso Estado”, destaca. E para que a riqueza desse acervo fique disponível de forma permanente para todo o povo cearense, Fernando diz que pretende negociar a venda dos quadros para o Estado, através da Secult.
SERVIÇO
DIÁLOGOS
O quê: Lançamento do livro de Fernando Franca, com noite de autógrafos
Quando: hoje (28), às 19h
Onde: Livraria Cultura, no Shopping Varanda Mall (Av.Dom Luís, 1010, Aldeota)
Quanto: R$ 100
Entrada franca
Outras info.: 4008 0800
Estacionamento no shopping
Marcos Robério
Fonte: Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário