quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Teatro São José, de Fortaleza, será restaurado e reaberto ao público

Secretaria de Cultura de Fortaleza comprou o teatro por R$ 998 mil.
Prédio foi tombado em 1988 e não sofrerá mudanças na estrutura original.



Abandonado por muitos anos, o teatro São José vai passar por reforma e reabrir ao púbico transformado no Teatro Municipal de Fortaleza, segundo a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O prédio, que pertencia à Federação dos Trabalhadores Cristãos, foi comprado pela administração municipal por R$ 998 mil reais e passará antes por uma grande obra de restauração.

Tombado em 1988, o teatro São José não poderá ter modificadas nem a fachada nem a área interna na restauração, com início marcado para o primeiro semestre de 2012. De acordo com a Secretaria de Cultura, o projeto arquitetônico de restauração do teatro São José está quase pronto e a licitação para a obra deve ser aberta entre novembro e dezembro deste ano.

"Além de ter esse palco noturno como mais uma casa de espetáculos na cidade, ele também terá uma escola de teatro. Ele firma esse elo entre educação e cultura", afirma a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita.

Maltratado pelo tempo
Com quase um século de construção, mesmo maltratado pelo tempo, o teatro São José conserva o charme de uma casa  de espetáculos cheia de história. Refém da falta de manutenção, do lado de fora, o teatro perdeu a pintura da fachada e a beleza do jardim.

Por dentro, restou pouco do capricho marcado nos balcões na tela com a imagem da sagrada família, acima do palco. A antiga casa de cultura sofre com os cupins, estragos no telhado, no sistema elétrico e no palco. Nem mobília e os instrumentos musicais foram conservados, como a velha bilheteria e o piano do teatro.

O professor e historiador Henri Randel Costa diz que o teatro foi construído dentro de um processo de luta pela hegemonia do movimento social operário entre a Igreja Católica, no caso do Ceará, e a Maçonaria. "São José, que não era operário, era artesão, foi 'proletarizado' pela Igreja Católica justamente para servir de referência para essa classe operária, que estava se formando. Ele é uma simbologia", explica.

Fonte: TV Verdes Mares

Nenhum comentário: