sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Trajetória da imprensa cearense em livro

Ângela Barros Leal conta a história da Associação Cearense de Imprensa em ACI - 85 Anos na Pauta do Ceará

Na foto, vista aérea do prédio da ACI (MAURI MELO)

“Uma coisa me sempre chama atenção na História das entidades quase centenárias do Ceará. Quem era da Associação Cearense de Letras, era do Instituto do Ceará e da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Os associados eram os literatos, jornalistas e intelectuais mais qualificados do Ceará”. Na fala da atual presidente da ACI Ivonete Maia, fica a dimensão história da associação que tem sua trajetória remontada no livro ACI – 85 anos na pauta do Ceará, de Ângela Barros Leal.

A escritora retoma pontos e cava novos desafios diante de trabalhos de jornalistas e pesquisadores como Adísia Sá, Stênio Azevedo e Geraldo Nobre. É deste último, aliás, que Ângela empresta o fôlego inicial do livro histórico, ao retomar do ponto em que o predecessor havia parado: o jubileu de ouro da ACI, em 1975. “Eu peguei de onde o professor Geraldo Nobre deixou. Depois faço um flashback rápido da fundação e passo para de que forma a ACI se faz e se fez presente no Ceará em Fortaleza. Eu não tinha porque pisar na mesma trilha deles e me manter na reconstrução histórica”, diferencia Ângela Barros Leal, por telefone.

A pesquisa da autora se centrou nas atas de reuniões, arquivos de jornal e entrevistas com personagens que fizeram, viveram ou assistiram o desenrolar da história da ACI. A apresentação é do escritor e jornalista Ítalo Gurgel, com posfácio de Ivonete Maia – que, de acordo com Ângela Barros, não apenas é idealizadora do projeto, como a responsável pelo lançamento do livro de Geraldo Nobre, em 1975. “Você podia não ser nascido, nem sua mãe ou seu pai (na época de fundação da ACI) – mas interessa porque é História. História da cidade, História do Centro, História política”, vende Ivonete Maia.

Uma das relações mais imbricadas da Associação é com o Centro de Fortaleza. Foram duas sedes e, mesmo antes da construção da atual – um imponente prédio na rua Floriano Peixoto, no coração da capital –, as ações já eram comandadas do próprio Centro. Com pedra fundamental colocada em 1952 e inauguração oficial apenas sete anos depois – 1959, portanto –, o edifício-sede é até hoje o grande orgulho da Associação Cearense de Imprensa e um marco não apenas para a história de jornalistas, como para o estabelecimento de um caráter cosmopolita para a sociedade, de acordo com Ângela Barros. “Todos os segmentos ocupavam aquele espaço sem nenhum custo, fortalecendo a ACI como congregadora de conhecimentos”, explica a autora, apontando o ex-presidente da ACI Perboyre e Silva como responsável por lutar pela construção do prédio.

Curso de esperanto, alemão, datilografia, psicologia. Se não havia um lugar no Centro para agregar esses conhecimentos, quem abrigava as disciplinas era o prédio da ACI, segundo Ângela Barros Leal. Até mesmo quando o estatuto não permitia – como em caso de visitas de políticos ou líderes religiosos –, os associados abriam exceções para que a cidade não ficasse de fora dos acontecimentos nacionais. Foi assim que, de acordo com a escritora, houve o pronunciamento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva – à época candidato – sem protestos de esquerdistas, direitistas ou centristas que compunham o quadro diretorial e de associados.

Além da luta pela valorização do Centro – que desemboca no esforço atual pela revitalização do bairro –, o livro traz casos curiosos como a relação com os gazeteiros e a eleição da Rainha do Milho. No processo de confecção da obra, a autora, inclusive, conversou com a segunda Rainha do Milho, Margarida Holanda – eleita em 1937.

O livro, que faz parte das edições da Universidade Federal do Ceará, foi patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Social do Comercio (SESC) e Assembleia Legislativa do Ceará.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DE ACI – 85 anos na pauta do Ceará, de Ângela Barros Leal.
Preço do livro: R$ 20.
Outras informações: (85) 3226 6260 ou 3226 6787

André Bloc
andrebloc@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: