quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Literatura fantástica é tema de debate no BNB


O programa "Troca de Ideias" recebe, amanhã, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941, Centro - (85) 3464.3108), um debate sobre a literatura fantástica cearense, feita entre os séculos XIX e XXI.

Na ocasião será apresentada a coletânea intitulada "O cravo roxo do diabo: o conto fantástico no Ceará", composta por 172 contos, 60 poemas e 17 capítulos de romance, em 674 páginas. O material compõe um panorama do texto fantástico cearense produzido entre os séculos XIX e XXI. Organizada pelo escritor Pedro Salgueiro, a obra desafia a coragem dos leitores com narrativa de horror, lendas sertanejas e causos e mistério.

Levantamento
A pesquisa para a antologia durou três anos e resultou num rico acervo do gênero, revelando a prodigiosa criação dos escritores cearenses, desde o século XIX, quando vieram a público as primeiras publicações de textos literários no Ceará.

O título foi tomado de empréstimo de um conto de Álvaro Martins, infelizmente não localizado. A capa criada pelo escritor, designer e quadrinista Raymundo Netto confere ao material o aspecto de obra definitiva. Esta edição do programa "Troca de Ideias" terá como debatedores convidados Pedro Salgueiro e Raymundo Netto, com mediação de Carlos Vazconcelos.

Nenhum comentário: