quinta-feira, 14 de julho de 2011

Reforma do teatro sem previsão de término

Há 15 anos fechado, o espaço está em obras desde o início do ano passado. Está prevista construção de praça

Polo cultural: localizado em um prédio ao lado da Emcetur, o equipamento já foi importante espaço de movimentos em Fortaleza nos idos de 1970. A reforma no prédio é lenta
LIANA SAMPAIO
Importante polo cultural que movimentava a Fortaleza da década de 1970, o Teatro Carlos Câmara, do Centro de Turismo do Ceará (antiga Emcetur), está desativado há 15 anos.

Fundado em 1974 e fechado cerca de 20 anos depois por falta de manutenção, o equipamento hoje está em obras desde o início de 2010. Não há previsão para o término dos serviços.

Laete Fernandes, administrador do Centro de Turismo, afirma que os atrasos se devem ao processo de desapropriação de terrenos vizinhos para que seja feita a reforma do espaço. "O terreno ao lado do teatro, que pertencia a Santa Casa de Misericórdia, está sendo desapropriado para que possamos continuar com as reformas, o que tem levado tempo, por isso ainda não sabemos quando tudo será concluído", explica.

Localizado em um prédio ao lado da Emcetur, na Rua Senador Pompeu, o teatro, além de reformado, será também ampliado com a criação de uma praça e um estacionamento no local. O Museu de Arte e Cultura Popular, que funciona na sede do Centro de Turismo, também passará por mudanças. As intervenções no espaço ainda não têm previsão de início.

Preservação
O Centro de Turismo foi reinaugurado em 2010, pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Todo o entorno do local está passando por intervenções para formar, junto com a Estação João Felipe, Santa Casa de Misericórdia e Passeio Público, um dos mais importantes corredores arquitetônicos e históricos preservados na Capital.

Esta foi a primeira reforma realizada no Centro de Turismo do Ceará desde o início do seu funcionamento, em 1973. As obras de melhoria foram iniciadas em janeiro de 2008 e receberam investimentos de R$ 1.976.640, do Tesouro Estadual e Ministério do Turismo.

A reforma incluiu a reestruturação das 104 lojas que funcionam no Centro, além da instalação de um elevador panorâmico no local. Novas estruturas elétricas, hidráulicas, de refrigeração, banheiros, restaurante, lanchonete e quiosque também foram instalados durante as obras.

Embora julho seja um mês de alta estação, o movimento de turistas no polo cultural, nesta temporada, está abaixo do previsto. É o que observa o conselheiro da Associação dos Comerciários do Centro de Turismo (Acentur), Raimundo Quixadá. "Pelo que venho notando, diria que o movimento está cerca de 60% menor do que o esperado".

Esse é também o sentimento de muitos dos lojistas do local. A comerciante Tarcila Silveira, 52 anos, ainda mantém o otimismo e espera que a segunda quinzena do mês seja melhor. "Por enquanto está igual a outras épocas do ano, de baixa temporada. A gente ainda está na expectativa de uma melhora até o fim das férias", diz.

Segundo a Acentur, uma média de dez ônibus de turistas passam por dia pelo local. Raimundo Quixadá acredita que um maior conhecimento da população sobre o espaço é uma das saídas para fomentar as visitas ao Centro.

"Tem que divulgar primeiro para as pessoas da terra para poder trazer turistas aqui. Frequentam muito o Mercado Central e não vêm aqui, que é do lado e tem a mesma variedade e qualidade de serviços. Somos um polo cultural, histórico e comercial que merece mais destaque", afirma Quixadá.

Com o intuito de promover ainda mais Centro de Turismo e aquecer as vendas e visitas ao local, a Acentur realiza apresentações artísticas e culturais, além de passeios por Fortaleza até o final de julho.

Outros projetos para a promoção de festivais artísticos durante todo o ano também foram encaminhados para a Setur para aprovação. O objetivo das ações é movimentar as atividades do Centro de Turismo, estimulando as visitas e as vendas.

"Queremos que o Centro volte a ser um polo cultural e econômico forte no Estado, como foi no início de seu funcionamento, na década de 1970", finaliza o conselheiro da Acentur, Raimundo Quixadá.

FIQUE POR DENTRO
História do Teatro
O Centro de Turismo do Ceará (Emcetur) foi fundado em 1973, pelo então governador César Cals, no prédio da antiga Cadeia Pública, no Centro da cidade. A criação do teatro veio um ano depois, em 1974. O espaço ocupava uma das alas do Centro e, posteriormente, passou a chamar-se Teatro Carlos Câmara, em homenagem ao dramaturgo. Durante a década de 1970, o equipamento era um dos polos culturais mais ativos de Fortaleza. Há 15 anos desativado, o espaço passa agora por reformas.

REGINA PAZ 
ESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário: