sexta-feira, 15 de julho de 2011

Alunos visitam locais históricos

O City Tour, realizado pela Secretaria de Educação, faz parte da programação dos 100 anos de Crateús

Padre Helênio relembra fatos históricos de Crateús para os alunos que participam do City Tour Crateús
SILVANIA CLAUDINO

Crateús. Igreja Matriz Senhor do Bonfim, Teatro Rosa Moraes, Coluna Prestes, Arco de Nossa Senhora de Fátima, obra em construção do Abatedouro Público, Instituto Federal de Educação do Ceará Campus Crateús, com parada para lanche na Cozinha Comunitária. Este foi o roteiro do City Tour realizado pela Secretaria de Educação deste Município em três ônibus, contemplando cerca de 480 estudantes de quatro escolas da rede municipal de ensino, nos últimos quatro dias, no período da manhã.

A ação faz parte da programação do Centenário de Crateús, que ocorrerá no dia 15 de novembro. A partir das 7h30, os alunos foram recebidos na escola e daí iniciaram o passeio, retornando às 11 horas. Na primeira parada, a Igreja Matriz Senhor do Bonfim, no Centro da cidade. Eles foram recebidos pelo padre Helênio Oliveira, que foi vigário de Crateús durante cinco anos, de 1974 a 1979, e relembrou fatos históricos deste período, bem como do surgimento da Diocese de Crateús e do bispado de dom Antônio Fragoso, primeiro bispo de Crateús. Parada também no Teatro Rosa Moraes, com apresentação de peça teatral.

Conhecimento
"O objetivo do passeio no período das férias é aliar conhecimento e entretenimento, aproveitamos para enfatizar fatos históricos de nossa cidade e apresentar aos nossos estudantes obras arquitetônicas que compõem Crateús ontem e hoje", ressaltou o secretário municipal de Educação, Mauro Soares.

Para ele, o passeio realizado nesse período se torna um atrativo para os estudantes. "É uma forma criativa de ensinar e solidificar nos estudantes o conhecimento e amor pela cidade", explicou o secretário.

Neste período das férias escolares foram contempladas as Escolas José Freire Filho, cujo passeio ocorreu no dia 12, Anízio da Frota, no dia 13, Maria José dia 14 e, por último, Airam Veras. A ideia é expandir o projeto para as demais comunidades escolares do Município em outro momento de férias escolares.

Além dos alunos, alguns pais participaram do passeio. Educadores acompanharam os estudantes fazendo às vezes de guias, com o papel de destacar a história da cidade.

Diversão
Para os estudantes, o passeio pelos diversos pontos turísticos e históricos da cidade, veio em uma ótima hora e aliou diversão e mais conhecimento sobre o Município de Crateús. Janiele Vieira, de 11 anos, da Escola Maria José, gostou do passeio, especialmente da peça teatral. "Gostei muito do tema da peça e de conhecer mais locais da minha cidade", disse. Juliana Costa, 14 anos, conheceu locais novos para ela. "Adorei porque não conhecia a Igreja Matriz e a Cozinha Comunitária".

Já o adolescente Bruno Rodrigues, estudante do 9º ano da Escola Maria José disse que "é muito bom passear nas férias, conheci locais que não conhecia e vi que a cidade está se desenvolvendo".

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria Municipal de Educação - Centro Administrativo
Rua Cel. Totó, S/N - Crateús (CE)
Telefone: (88) 3692.3311

Nenhum comentário: