terça-feira, 19 de abril de 2011

Jovens tardes de domingo no Ceará

Admiradores das criações de Roberto Carlos se reúnem sistematicamente em Fortaleza, no Recanto do Rei, homenagem ao artista, feita pelo fã Odival Limeira Lima

Odival lima no estúdio do Recanto do Rei, espaço criado em 1994, onde se reúne nos fins de semana com amigos e admiradores para escutar as composições de Roberto Carlos
FOTOS: GEÓRGIA SANTIAGO

O cantor, compositor e músico capixaba Roberto Carlos, um dos artistas mais populares de todos os tempos na música brasileira também possui um séquito de admiradores em Fortaleza. Parte deles se encontra regularmente no tradicional "Recanto do Rei", inaugurado em 19 de abril de 1994, capitaneado pelo colecionador Odival Limeira Lima.

Nascido em Juazeiro do Norte, ele começou sua coleção há décadas e hoje, segundo estimativas dos frequentadores e conhecedores da obra de Roberto Carlos, possui o maior acervo do artista, composto por fotos, posters, cartazes, discos de cera, viniis, CDs e DVDs.

Roberto Carlos em estátua de bronze, criada pelo escultor sobralense João Bosco do Vale ao lado da placa que celebra com palavras de carinho por Odival Lima, sua admiração pelas músicas do Rei

Recanto do Rei
Além desses ítens, é possível ter acesso no Recanto do Rei à réplicas de um calhambeque e um triciclo, utilizados por Roberto Carlos em suas fotos de divulgação de discos promocionais e também, numa proporção menor, uma construção que imita originalmente a casa que o artista nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Também existe no espaço, uma estátua de bronze em tamanho natural, idealizada pelo conceituado escultor sobralense João Bosco do Vale, , o autor do busto do empresário Edson Queiroz, da Praça da Imprensa.

No domingo passado, a reportagem do Caderno 3 esteve num convescote no Recanto do Rei, que começou meio-dia e se alongou até 20h. Inicialmente foi exibida numa grande televisão de alta definição, a apresentação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija Flor do carnaval carioca de 2011, cujo enredo homenageava Roberto Carlos. Entre privilegiados, crianças, adolescentes e adultos, todos atentos ao desfile, principalmente quando o Rei aparecia na tela. Depois, foi exibida também uma série de vídeo-clipes, em que Roberto Carlos se apresentava em duetos com outras grandes vozes e artistas da música popular brasileira, além de trechos de programas especiais produzidos com o Rei, nos finais de ano pela Rede Globo. A mostra só foi interrompida quando Odival Lima recebeu a visita de uma equipe de TV para uma entrevista sobre os 70 anos do autor de "Como é grande o meu amor por você".

Futebol
Aproveitando a saída de Odival, que comandava as exibições dos clips por controle remoto, como ia começar o jogo do time Fortaleza contra o Quixadá, alguém sugeriu parar as apresentações televisivas do Rei, para assistir o embate futebolístico, enquanto em outro ambiente também tocava música de Roberto Carlos.No retorno, Odival que torce pelo Leão do Pici, assistiu pacientemente a partida que, no final, teve a vitória do seu clube por 3 X 2.

Durante o desenrolar do jogo, chegou no Recanto do Rei, Carlos Augusto Braga, que em seu cartão se anuncia "Cover Show Roberto Carlos". Devidamente equipado com seu equipamento de som compacto e com direito a microfone com pedestal, assim que terminou a transmissão do jogo, foi iniciada a sua apresentação.

Munido de playback instrumental de sucessos do Rei começou sua exibição cantando clássicos como "Não vou ficar", "O Portão", "Amada amante", "Como vai você", "Custe o que custar" e "As curvas da estrada de Santos", entre outras. Como os presentes faziam coro, sempre que terminava alguma música, Carlos Augusto Braga estimulava a plateia para cantar no microfone, pois, segundo ele, estava rouco por conta de já ter feito antes, no dia, dois shows de aniversários.

Alguns mais afoitos combinaram as músicas com o artista e soltaram suas vozes, sendo também acompanhados pelos outros. O cover do Rei aproveitou a oportunidade, bebeu água natural e instigou o repórter para que cantasse também uma música do repertório de Roberto Carlos. Convite feito, convite aceito e atacamos de "Negro gato".

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER 

Nenhum comentário: