sábado, 12 de novembro de 2011

Para Mamíferos Alimento da alma

Em sua terceira edição, a revista "Para Mamíferos" comprova sua vocação para fazer descobrir a literatura e as artes feitas no Ceará

Obra do artista plástico Leonilson na Praia de Iracema: desenhos em preto e branco lembram ilustração da contra-capa da revista. Justa homenagem ao legado do cearense FOTO: PATRÍCIA ARAÚJO (05/02/2009)

Para guardar. Hoje, qualquer publicação digna de tal veredicto merece respeito. Assim foi com as duas primeiras edições da "Para Mamíferos", revista de literatura e artes publicada de maneira independente em Fortaleza. O terceiro número não é diferente, e chega com lugar reservado às estantes dos leitores. Lançada no começo deste mês, traz como destaques uma entrevista com o jornalista, publicitário, pesquisador e ficcionista Gilmar de Carvalho, e longa matéria com grande conhecedor do rádio cearense, o radialista Narcélio Limaverde.

A revista é editada por um time de escritores - Tércia Montenegro, Jesus Irajacy Costa, Pedro Salgueiro, Glauco Sobreira e Raymundo Netto, ao lado do jornalista e professor Nerilson Moreira. Um time forte e, acima de tudo, movido pela paixão.

E é isso que torna a "Para Mamíferos" uma das publicações mais interessantes dos últimos anos no Ceará. "Os apoios pagam 70% dos custos da revista, são dois anunciantes diferentes a cada edição. O resto financiamos do nosso próprio bolso, além de preparar o material em horários fora do expediente de trabalho", explica Nerilson.

"É difícil. Fazemos por amor, por essa vontade de possibilitar um momento de reflexão sobre arte e literatura cearenses e de lançar novos poetas e escritores", complementa o jornalista.

Lançada no começo deste mês, a revista está à venda por R$ 10 em bancas de jornais (especialmente das avenidas Washington Soares, Borges de Melo e Praça do Carmo, no Centro) e em livrarias próximas à Reitoria da UFC. Ela também circula no meio acadêmico brasileiro (principalmente os cursos de Letras) e em países como Venezuela, Peru, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Portugal, Espanha, Itália, França e Holanda.

Nesta edição, a capa é ilustrada com uma obra inédita do artista plástico cearense Leonildo (falecido em 1993), seguida do sensível texto de apresentação de Dodora Guimarães. Por meio da família do artista, os editores tiveram acesso a um de seus cadernos de desenhos e resolveram fazer a homenagem.

Ainda na lista de colaboradores, o poeta, radialista e compositor, Henrique Beltrão participada coluna "Literatrilhas", junto com a psicóloga e pesquisadora Karla Martins. Dessa vez o destino foi Nantes, na França.

Em "Numa Outra Língua", sessão dedicada à tradução inédita, o conto "El Barranco" de José Maria Arguedas (escritor e antropólogo peruano que estaria completando 100 anos em 2011) é passado a limpo por Everardo Norões, e os poemas da irlandesa Eiléan Ní Chilleanáin nos chegam pela voz da curitibana Luci Collin.

A matéria "Interiores" ocupa o espaço "Dossiê cearense" da nova edição. Sabido que muitos dos escritores do Estado, mesmo os residentes na Capital, vêm do Interior, a "Para Mamíferos" voltou os olhos para algumas das regiões do Ceará, e encontrou: Dimas Carvalho (Acaraú), Joan Edesson (Cedro), Luciano Bonfim (Crateús), Társio Pinheiro, Dércio Braúna, Kelson Oliveira (os três de Limoeiro do Norte) e Webston Moura (Morada Nova).

Já Nerilson Moreira pinta, ao longo de oito páginas, um retrato envolvente não apenas do colega jornalista e radialista Narcélio Limaverde, mas da própria história do rádio cearense.

Mas a verdadeira pérola é a seção "Resgate de Arquivo", na qual o pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho deixa de lado sua característica discrição para entregar aos leitores não apenas uma bela entrevista, mas fotos inéditas de seu arquivo pessoal. As imagens revelam desde o jovem estudante ainda farto de cabelos até registros recentes.

Há ainda espaço para as esculturas do metalista Lúcio Cleto (Mostra Reciclarte, Espaço Cultural dos Correios, Mostra 8 de maio - Unifor, dentre outros), acompanhadas dos versos do Poeta de Meia-Tigela (Alves de Aquino); para a produção poética e de contos de autores como Raymundo Netto, Ceronha Pontes, entre outros; para uma reflexão sobre teatro, por Thiago Arrais; entre outras colaborações.

"A revista atende a todas as classes e idades, desde jovens até idosos, todo mundo. Já soube de professores que adotaram a revista em sala, para seus alunos discutirem", comemora Nerilson. "O objetivo era bem esse, criar um lugar onde pudéssemos colocar novas ideias. Não recebemos artigos, convidamos colaboradores de acordo com as pautas acertadas".

Revista Para Mamíferos
Expressão Gráfica e editora
2011
94 páginas
R$ 10

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

Nenhum comentário: