quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Museu Madi terá estrutura elevada

Até o fim do ano, a Prefeitura de Sobral deverá abrir licitação para as obras do novo museu, a se realizar em 2012

Na nova concepção, maquete traz plataforma superior, cobrindo a anterior, o que livrará o museu de possíveis inundações, dando mais segurança ao prédio
REPRODUÇÃO

Sobral. O novo Museu Madi Sobral será espacial. A informação com exclusividade para o Diário do Nordeste é dada pelo secretário de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral, Campelo Costa. A nova concepção do Madi é restabelecer o local, que foi anteriormente inundado pelas águas do Rio Acaraú, em 2009. "Só que agora, em vez do térreo, vamos colocar plataforma superior, cobrindo a anterior", diz Costa.

Ele, que é arquiteto, garante a viabilidade do novo projeto. "Vai ter sobre essa plataforma uma estrutura espacial, de caráter simbólico, monumental, para marcar o lugar, como deve ser". Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, o novo Madi será um marco na intenção da Prefeitura, de voltar-se para a margem esquerda do Acaraú. "Foi onde a cidade nasceu, dando a importância que ela tem", explica.

Campelo Costa aposta que o local vai consolidar o verdadeiro centro cultural de Sobral. "Este Centro Cultural tem uma importância enorme com a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, com a Escola de Comunicação, Artes e Ofícios e o Museu Madi", adianta.

O secretário detalha o Novo Madi. "O Museu, na parte de cima, vai funcionar com sua galeria, a sala de exposição. No térreo, funcionará a parte educativa, no sentido que ficará aberto, podendo haver, naturalmente, exposições temporárias, sem problemas de grande risco, de segurança, onde a gente possa trazer crianças para começar a aprender a questão da perspectiva das atividades cultural e educativa. Já o Museu, aquilo que a gente chama de ´intestinos´, ou seja, a parte logística, de reparo, de guardar o acervo, este funcionará numa área dentro da Escola de Comunicação, Artes e Ofícios", diz.

O secretário acrescenta que a obra terá na nova galeria a possibilidade mais concreta de interagir. "Estão previstos sanitários, que não tinha anteriormente. Além disso, terá toda parte de infraestrutura com ar condicionado, casa de máquina, e outros equipamentos".

Energia solar
A energia para o Novo Madi deve ser gerada a partir do sol. O secretário disse que o prefeito Veveu Arruda quer transformar a fonte da eletricidade pela de energia solar. "Essa é uma das muitas qualidades que a gente quer para o Museu". Campelo Costa destaca que, com essa iniciativa, o prefeito estabelece patamar inicial de readequar a beira do Acaraú, complementada pelo outro lado do rio, como o lugar de passeio, cooper, realização de grandes espetáculos, como os shows recentes com Lenine e Zeca Baleiro na cidade.

Na concepção do secretário, o museu vai compor a Praça Cívica de Sobral. "Esta praça foi pensada para ser o palco das grandes manifestações de massa, comícios, shows, espetáculos e que se transforme num sucesso".

Segurança
O secretário afasta o temor das pessoas sobre a insegurança na área. "As pessoas ficam preocupadas com a segurança. No entanto, não precisa ficar com temor. Nós tivemos aqui grandes shows que foram uma maravilha", destaca.

Por fim, Campelo Costa afirma que esse conjunto de ações determina, naturalmente, a nova feição do próprio Museu Madi. O projeto inicial para o lugar está sendo concluído com a maquete eletrônica. A Prefeitura de Sobral quer estabelecer até o fim do ano o início do processo de licitação e iniciar as obras no ano de 2012.

Mais informações

Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral. Avenida Dom José, 881, Centro Telefone: (88) 3611.2712


LAURIBERTO BRAGA
Repórter

Nenhum comentário: