quinta-feira, 16 de junho de 2011

A tradição recriada

Hoje é a última oportunidade de sentir aquele medinho bom, de ouvir causos antigos do Interior, com o encerramento do projeto Lamparina de Histórias

O espetáculo Os Bufões, do grupo Dona Zefinha, de Itapipoca

Nesta noite, o fogo acende-se pela última vez. Em sua derradeira edição, o projeto Lamparina de Histórias traz ao anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, logo mais à noitinha, oito contadores de histórias. Eles vêm de diferentes municípios do Interior e serão acompanhados por apresentações da banda Dona Zefinha e dos Irmãos Aniceto.

O Lamparina de Histórias foi criado pela contadora de histórias Júlia Barros. O evento reúne narradores tradicionais e amantes de causos, lendas, adivinhações, canções e anedotas pertencentes à literatura oral popular.

Depois de ter passado por Aquiraz, Assaré, Canindé, Caucaia, Itarema, Saboeiro, São Gonçalo do Amarante, o projeto retorna à Capital para um grande encerramento. Os contadores que participam hoje foram identificados nos municípios visitados ao longo das edições do projeto.

Ideia
O projeto surgiu a partir de uma experiência pessoal da autora, durante uma viagem a Saboeiro. Lá, certa noite, avistou várias pessoas passando com lamparinas, indo na mesma direção. A imagem entranhou-se na memória e foi resgatada quando Júlia presenciou as atividades de uma oficina voltada a idosos. Na ocasião, eles aproveitavam para contar histórias. A partir daí, a jovem pensou em organizar um projeto que identificasse contadores em outros municípios cearenses.

As três primeiras edições aconteceram em parceria com a Casa do Conto, ainda de maneira amadora, na Região Metropolitana - nos bairros Dias Macedo, João XXIII e no Boqueirão dos Cunhas, em Caucaia. Com a aprovação no Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), o projeto ganhou itens de mobilização e infraestrutura, com palco e som. Hoje, a abertura do Lamparina de Histórias fica a cargo da banda Dona Zefinha, de Itapipoca, enquanto o encerramento será ao som da centenária Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Crato.

Performance
Além da apresentação de hoje, os Aniceto fazem outras duas performances gratuitas na cidade. Amanhã, eles se apresentam, às 18 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Contato: 3464.3108); e sábado, às 19 horas, no Cuca Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará - Contato: [85] 3237.4223).

MAIS INFORMAÇÕES
 Lamparina de Histórias. Hoje, às 18 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Av. Almirante Tamandaré, 310). Gratuito. Contato: (85) 3252.3343

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

Nenhum comentário: