segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto de incentivo à leitura ganha sede

Desenvolvido pelo Instituto Waldemar Falcão, projeto social será instalado na antiga sede da LBA, em Aracati

Casa da Leitura está sendo preparada para proporcionar uma viagem pelo mundo da leitura para crianças, jovens e adultos

Aracati Uma biblioteca é como se fosse a igreja dos livros, templo das leituras. Tem lugares de leitura que são apenas bibliotecas. Mas tem um lugar em Aracati onde a leitura vai além da pesquisa e da consulta. Lá se idealiza e realiza. Desde o ano passado, o Instituto Waldemar Falcão (IWF) desenvolve o projeto Ler e escrever: muito prazer. Leitores de todas as idades fazem teatro, publica livros, expõe gravuras, produzem filmes em curta-metragem e abordam as diversas linguagens. Agora o projeto terá um espaço próprio.

"Tudo que é importante pra gente tem um lugar de destaque. Uma foto a colocamos num portarretratos sob a estante. O livro também tem que ter um lugar importante. Não um lugar empoeirado, sombrio. Tem que ser um lugar bonito de se ver. Porque quando a criança entra nesse ambiente de leitura ela compreende como é importante ler. A Casa da Leitura vai mudar a visão de pais e filhos a cerca do ato de ler. Na casa, as crianças serão acolhidas e serão levadas a perceber o prazer do momento da leitura, tão importante como todas as coisas maravilhosas da vida", explica a professora de Ensino Fundamental, Aldalena Fiúza.

Antiga sede da Legião Brasileira de Assistência, em Aracati, abrigará projeto de incentivo à leitura
FOTOS: ARQUIVO/REPRODUÇÃO

Quem conhece Aracati sabe que ali se encerra um pedaço da história do Ceará, e as que se inicia são outras, pelas palavras, literalmente, dos novos memorialistas, historiadores e dos novos estudantes das antigas escolas. O projeto Ler e Escrever: muito prazer, em quase um ano, já é sucesso entre famílias, alunos e educadores. E dentre as metas de 2011 é ter um lugar para chamar de seu. A "Casa da Leitura", como já é chamada, terá mais que livros.

"Queremos proporcionar aos nossos jovens mais que um ambiente físico para o desenvolvimento de atividades. A proposta do projeto é o de desenvolver o olhar sobre as diversas leituras que podemos fazer das coisas", afirma o coordenador do projeto, Marciano Ponciano.

A casa já nasce histórica. Será a antiga sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), e onde está situada traz o nome de personagens históricos: na Rua Coronel Pompeu, esquina com Rua Adolfo Caminha. O Instituto Waldemar Falcão promete fazer da "Casa da Leitura" um espaço privilegiado para o incentivo e desenvolvimento de habilidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

Pela importância da construção, o IWF organizou uma equipe orientada pelo artista Ricardo Freitas para que detalhes significativos da arquitetura possam ser preservados e evidenciados. O projeto de restauro conta ainda com a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Núcleo de Apoio ao Sítio Histórico de Aracati (Nasihara). A inauguração da casa está prevista para os próximos dias.

"Eles desenvolvem a leitura por prazer. Esse gosto ajuda na compreensão de até outras disciplinas, trará bons frutos", defende Soraia Holanda, mãe de Ana Raquel e João Victor, dois "leitores por prazer".

MAIS INFORMAÇÕES


Telefone: (88) 3421.1481

Melquíades Júnior
Colaborador

Um comentário:

Alba. disse...

Espero que o incentivo a leitura venha acompanhado de um incentivo a contratação de Bibliotecários,que são os profissionais indicados e preparados para colocar em pratica todo esse processo da leitura e suas extensões!!!