segunda-feira, 27 de junho de 2011

Homenagem - Troféu Nicodemos Araújo

O Historiador Totó Rios foi um dos homenageados com o Troféu Nicodemos - Reconhecimento Cultural-2011.


Totó recebe Troféu do Prefeito Pedro Fonteles dos Santos

Totó Rios ao receber o troféu, falou sobre seu trabalho histórico e cultural:
 "Gostaria de agradecer a todos que contribuíram com este trabalho: a meus pais Arimá Silveira e Gisela Rios, aos meus irmãos, a minha esposa Fatinha e a minha filha Lorena, ao Colégio Virgem Poderosa onde obtive minha formação, aos meus amigos.

Agradeço ao prefeito de Acaraú Pedro Fonteles dos Santos e ao secretário de Cultura e Turismo Vandick Mesquita pela realização do I Encontro dos Escritores do Vale do Acaraú.

Realizo desde 2008 o trabalho de resgate histórico e cultural com o Projeto Acaraú pra recordar através do blog e de outros meios na internet com o objetivo de preservar, organizar e disponibilizar os conjuntos documentais fotográficos e a descrição dos fatos; acervo documental para preservação da História, Cultura e da Literatura de Acaraú.

O poeta e historiador Nicodemos Araújo, foi o inspirador deste trabalho de resgate da história de Acaraú que desenvolvo, os livros do autor citado servem de embasamento para minha pesquisa, e graças a ele recebo esta comenda.

O poeta e genealogista Francisco José Ferreira Gomes também tem contribuído para contar a história da Barra do Acaraú.

Agradeço o troféu recebido e ofereço-o em homenagem a meu irmão Luciano Rios (in memorian).

Através do Blog do Totó Rios divulgo a riqueza cultural do Ceará e do Blog Paróquia de Acaraú a história da igreja.

Realizo pesquisa em livros históricos, visitei várias famílias, escolas, igrejas pra obter fotografias sobre as personagens, eventos, patrimônio histórico possuo um acervo com mais de 4.000 fotos. Estive visitando as cidades do Vale do Acaraú, os historiadores, escritores a fim de enriquecer meu trabalho histórico."

Em seguida recebeu os cumprimentos dos membros da mesa de autoridades e homenageados.

 Totó agradece a premiação

Zé de Fátima, Pedro Fonteles,Totó Rios,Dimas Carvalho e Francisco José

Conceição Tomás-Históriadora de Santana do Acaraú 

Francisco José-Escitor e Poeta 

Dom Edmilson da Cruz  

José Luís Lira- Pres. da Academia Sobralense de Letras  

 Poeta Zé de Fátima

2 comentários:

Elizabeth disse...

Parabéns, Totó!
Você bem merece este troféu, pelo incansável trabalho de pesquisa que vem desenvolvendo.
Um abraço
Beth

Acaraú pra recordar disse...

Agradeço os elogios