segunda-feira, 27 de junho de 2011

Homenageados com Troféu Nicodemos Araújo

Confira a biografia das personalidades que serão homenageadas amanhã (22/6) com o Troféu Nicodemos Araújo no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú.


Lucivan Rios Silveira  (Totó Rios)

Lucivan Rios Silveira- Nasceu em 10 de junho de 1966 na cidade de Acaraú.

Filho de Inácio Arimá Silveira e Maria Gisela Rios Silveira.

Participou no ano de 1982 do grupo de jovens Romeiros da Fé.

Em 1984 Léo Club de Acaraú, foi seu 1º Presidente e o foi pela 2ª vez.

Ajudou na criação de um grupo de teatro para jovens.

Gerente da loja de Peças Acompel - Acaraú Comércio de Peças Ltda de propriedade da família.

Há 08 de julho de 1989 casava-se com a jovem Maria de Fátima. Teve a alegria ao nascer sua filha Lorena, no dia 05 de dezembro de 1992.

Participou da fundação da Renovação Carismática em 1990, sendo coordenador da mesma por alguns anos, neste tempo convidou a Comunidade Rainha da Paz a ter uma casa de missão em Acaraú, e também participou do Conselho Diocesano da Renovação de Sobral.

Participou da Pastoral Familiar onde foi coordenador.

Fez parte do Lions Clube de Acaraú, onde foi Presidente em 1995.

Teve participação na política de Acaraú em vários momentos.

Formado em Licenciatura do Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA e está cursando pós-graduação em Português e Literatura pela Universidade Ieducare.

Desde 2008 desenvolve o Projeto Acaraú pra recordar através do blog e de outros meios na internet com o objetivo de preservar, organizar e disponibilizar os conjuntos documentais fotográficos e a descrição dos fatos; acervo documental para preservação da História, Cultura e da Literatura de Acaraú.

Através do Blog do Totó Rios divulga a riqueza cultural do Ceará e do Blog Paróquia de Acaraú a história da igreja.

Realizou pesquisa em livros históricos, visitou várias famílias, escolas, igrejas pra obter fotografias sobre as personagens, eventos, patrimônio histórico possui em seu acervo mais de 4.000 fotos. Esteve visitando nas cidades do Vale do Acaraú, os historiadores, escritores a fim de enriquecer seu trabalho histórico.

O Poeta e Escritor Nicodemos Araújo, foi o inspirador do trabalho de resgate da história de Acaraú que desenvolve, os livros do autor citado servem de embasamento para esta pesquisa, e graças a ele recebe esta comenda em reconhecimento a trabalho que desenvolve.


Dimas Carvalho

José Dimas de Carvalho Muniz nasceu em Acaraú, Ceará, em 1964. Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Teoria da Literatura na Universidade Vale do Acaraú, em Sobral. Tem os livros de poesia Poemas (1988), Flauta Ruda, Agreste Avena (1993), Mínimo Plural (1998) e Marquipélogo (2004); o ensaio biográfico Nicodemos Araújo, poeta e historiador, em parceria, sobre seu avô; e no gênero conto publicou Itinerário do Reino da Barra (1993), Histórias de Zoologia Humana (2000), Fábulas Perversas (2003) e Pequenas Narrativas (2006). Foi vencedor de vários prêmios literários, como o Prêmio Literário Cidade do Recife (1996 e 2002), Prêmio Ideal Clube de Literatura (2001 e 2002) e Prêmio Literário Cidade de Fortaleza (2001, 2003 e 2004). Tem contos nas revistas Literapia, Almanaque de Contos Cearenses, Continente Multicultural, Literatura, Caos Portátil: um almanaque de contos, dentre outras, além de participar da Antologia do Conto Cearense, org. Túlio Monteiro, pela Fundação Cultural do Ceará.


Vicente Freitas

Jornalista e escritor cearense – nasceu na cidade de Bela Cruz, Ribeira do Acaraú. Dedica-se à literatura e às artes plásticas. Licenciado em História e Geografia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É autor dos livros: Almanaque poético de uma cidade do interior (1999); Nicodemos Araújo – uma antologia (2000); O carpinteiro das letras (2002); Esboço genealógico de Bela Cruz (2006); Bela Cruz – biografia do município (2010). Participou de várias antologias brasileiras. É verbete da Enciclopédia da literatura brasileira contemporânea, (volumes VII e IX, de Reis de Souza); Dicionário biobibliográfico de escritores brasileiros contemporâneos (1998), de Adrião Neto; Enciclopédia de literatura brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, MinC/ABL/Global Editora (2001).


Dom Edmilson da Cruz

Dom Manuel Edmilson da Cruz nascido no distrito de Aranaú, em Acaraú (CE), no dia 10 de março de 1924, dom Edmilson sempre se notabilizou pela causa dos oprimidos. Foi ordenado padre em 12 de maio de 1948, em Sobral e bispo em 11 de junho de 1966 na mesma cidade.

Dom Edmilson foi Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão-MA (1966-1974); Vigário Episcopal da Forania de Brejo-MA (1966-1974); Bispo Auxiliar de Fortaleza-CE (1974-1994); Administrador Apostólico "Sede Plena" (1992-1994) e Bispo de Limoeiro do Norte-CE (1994-1998); Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia; Orientador Educacional de um Colégio de Religiosas; Conselheiro Espiritual do ECC Regional-Ceará; Diretor Espiritual da Equipe de N. Sra; Atendimento Pastoral a 2 paróquias da Arquidiocese de Fortaleza-CE.

Entre suas obras publicadas, destacam-se: Comunidades Eclesiais de Base, Seu Espírito e Vida de Oração (1980); Em Co-autoria: Cantador, Poesia e Viola (1980); Política e Emprego no Brasil - Viabilidades e Alternativas (1989); Cordel: ABC do Circulismo; Meu Brasil Terra de Deus; A Briga do Cupim contra o Cristal; Louvação a Dom Aureliano (1º centenário de nascimento - 1989); II Seminário sobre o Homem e a Seca do Nordeste (1992); Inéditos: Ritmo Pascal (poesia); Tabernáculo de Deus com os Homens - Congressos Eucarísticos Internacionais e Nacionais; O Evangelho do Sertão


Francisco José Ferreira Gomes

Nascido em 27 de maio de 1934, em Acaraú. Filho de João Jaime Ferreira Gomes e Maria Alice Ramos Gomes. Formado em Direito pela Faculdade Federal de Direito do Piauí. Foi assessor jurídico da Coelce por 30 anos. Deputado Estadual. Diretor da Empresa Cearense de Turismo. Diretor Presidente da Empresa Cearense de Nucleação Artificial. Diretor Presidente da Empresa de Telefonia do Ceará. Diretor Presidente do Centro de Educação e Formação Profissional do Ceará (CEPROCE). Diretor do Instituto de Previdência do Estado do Ceará. Foi o primeiro Secretário de Cultura, Turismo e Desporto de Acaraú, assumindo em 1999, na gestão da ex-prefeita Magda Gomes. Tem oito obras publicadas: “Árvore genealógica dos meus avós”, “Menino da Barra”, “Veleiros do meu pai”, “Sexagésimo aniversário de um líder (João Jaime Ferreira Gomes)”, “Dados biográficos do Dr. João Ramos Pereira da Costa”, “Dados Biográficos do Sacerdote da Prainha”, “Biografia do ex-prefeito João Jaime Ferreira Gomes”, “O historiador e poeta da Ribeira do Acaraú: Dimas Carvalho”.


José de Fátima Silva

José de Fátima Silva nasceu no dia 25 de dezembro de 1953 na cidade de Marco, ao Noroeste do Estado do Ceará.

Em 1970, exerceu as profissões de diretor e professor durante 10 anos na Escola de Primeiro Grau Hugo Martins dos Santos em Juritianha – Acaraú – Ceará. Em 1999, fundou a Biblioteca e o Museu Padre Aristides Andrade Sales e deu início a escrever a história de Itarema, desde a época da chegada do primeiro homem branco em Almofala – Ce até os dias atuais.

Em 2004 fez doação de 5.500 peças em diversos acervos para o município de Itarema e o Prefeito da época, Sr. José Stênio Rios, construiu o prédio onde está localizado o Museu Vicente de Paula Rios, idealizado pelo Sr. José de Fátima, onde assume a direção do mesmo.

Em 2005, é lhe confiado pela a Diretoria do SEM – CE (Sistema Estadual de Museus do Ceará), onde tornou-se membro, sendo eleito a Delegado Museólogo pelos os membros do SEM-CE até julho de 2011.

Em 2009 funda a Biblioteca Itinerante com 450 leitores cadastrados para empréstimos de livros e literatura de cordel na sede e em outras localidades do município de Itarema. Ingressando posteriormente no Curso Superior e em 2010 colou grau pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Curso de História.

José de Fátima Silva atualmente é Diretor do Museu Vicente de Paula Rios e atende diariamente no Museu e Biblioteca Padre Aristides Andrade Sales todos aqueles que lhe procuram nas áreas culturais e educacionais. Possui mais de 270 cordéis escritos e 9 destes e um livro de poesias publicados pela Editora Tupinanquim de Fortaleza – Ceará.

Já fez exposição itinerante do Museu Pe. Aristides Andrade Sales duas vezes no Colégio Luzia Araújo Barros de Itarema e no Liceu Maria Alice Ramos Gomes em Acaraú – Ceará.

Fonte: Blog Vale do Acaraú Notícias 

Nenhum comentário: