terça-feira, 7 de junho de 2011

Literatura-Era uma vez... um edital

Os autores cearenses têm até o dia 18 de junho para inscrever textos inéditos de literatura infantil no edital da Secretaria da Educação do Ceará para publicação na "Coleção Paic Prosa e Poesia"

 Ilustração do livro Tempo de Caju, da escritora Socorro Acioli, que já foi premiada com o edital da Secretaria da Cultura: o retorno é impressionante!, afirma ela  

Os pequenos leitores cearenses e educadores da rede pública só têm a comemorar com a segunda edição do edital para publicação e distribuição de textos inéditos de literatura infantil promovido pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). O edital é específico para autores cearenses e selecionará 24 textos publicação e distribuição em todas as salas de aula do ensino infantil e do 1º e 2º ano do ensino fundamental da rede pública estadual. As inscrições estão abertas até o dia 18 de junho. Os textos em prosa ou poesia podem ser inscritos em duas categorias, de acordo com a idade da criança à que o livro é destinado, com faixa etária de quatro a cinco anos e de seis a sete anos. Para participar, o autor deve residir há pelo menos dois anos no Ceará e enviar textos ainda não publicados ou divulgados ao público, contendo o máximo de 3.390 caracteres distribuídos em dez parágrafos ou estrofes.

"O principal objetivo é formar indivíduos letrados mas que sejam também leitores e que conheçam a cultura do Ceará", explica Fabiana Skeff, coordenadora do eixo de literatura infantil do Paic. Os livros serão editados, ilustrados e publicados pelo projeto, sendo distribuídos em coleções com os 24 títulos premiados. Ao todo serão impressas cerca de 30 mil coleções. Os autores contemplados recebem, ainda, uma premiação em dinheiro no valor de R$4,5 mil, cada.

Os livros ficam disponíveis em cada sala de aula no espaço batizado de cantinho da leitura, tendo livre acesso dos alunos. "Os professores participam de oficinas onde recebem técnicas de contação de historias, musicalização, recreação literária, para que saibam passar as histórias e incentivar os alunos à leitura", diz Fabiana.

Tempo de caju
Esse é o segundo edital parar publicação dos textos da coleção que já chega à sexta edição, atualmente com 48 títulos inéditos de autores cearenses publicados. A escritora cearense Socorro Acioli foi premiada no primeiro edital com o livro Tempo de Caju. "O retorno é impressionante! Saber que o livro estará em todas as escolas estaduais do Ceará é um impacto que eu venho sentindo a cada cidade que visito", diz a escritora, que a partir da premiação teve uma outra edição do livro publicada em 2010 pela editora Positivo, de Curitiba.

Em seu livro, Socorro Acioli conta a história do curumim Porã, escrita a partir da tradição dos índios cearenses de contar os anos de vida pelas safras de caju que vivenciam. "Eu criei especialmente para a seleção do edital. Eles queriam um texto para pré-leitores e leitores iniciantes com temática regional" explica Socorro. Ela destaca como êxitos do Paic "identificar novos autores que muitas vezes tem talento mas não conseguem publicar pela falta de mercado editorial no Ceará e democratizar o acesso à literatura de qualidade, com livros bem ilustrados e bem impressos".

Entre os critérios de seleção das propostas, está a adequação à faixa etária a qual se propõe o texto, o repertório linguístico, fruição estética, capacidade para motivar à leitura e a possibilidade para promover o conhecimento acerca da cultura cearense. O edital está disponível no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br). As inscrições devem ser feitas no prédio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n Cambeba, Fortaleza). Mais informações pelo telefone (85) 31013944.

2 comentários:

Kelsen Bravos disse...

Corrigindo uma informação. O Tempo de Caju, não concorreu a edital. Na época o processo seletivo era outro. O coordenador da coleção convidava autores, recebia o texto deles e o apresentava (sem a indicação da autoria) a uma comissão avaliadora da SEDUC.

Ceará de Fato disse...

Agradeço a informação