quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pe. Robson Cabral - Acarauense


João Robson Cabral nasceu no dia 01 de junho de 1982, às 11:30 da manhã, em Fortaleza. Filho de Maria Marlene Cabral. Foi criado a partir dos 20 dias de nascido, em Acaraú, pelo casal Maria Zilma de Paulo e Manoel Rodrigues Cabral. Ela, sua tia segunda, a quem chama de mãe e ele a quem chama de avô. Recebeu o batismo no dia 22 de agosto de 1982 na igreja matriz de Acaraú.

Iniciou seus estudos primários na extinta LBA – Legião Brasileira de Assistência. Depois fez o ensino fundamental I na Escola Eulina Magalhães. Em seguida sua mãe o transferiu para a escola Tomaz Pompeu de Souza Brasil, onde concluiu o ensino Fundamental II e o ensino Médio, encerrando assim a educação básica.

Aos dez anos de idade fez sua primeira eucaristia na referida matriz, auxiliado pelas catequistas vizinhas de sua residência aos 28 de novembro de 1992. Aos 16 anos com certo engajamento na Pastoral da Juventude do Meio Popular, recebeu o sacramento da Crisma no dia 28 de agosto por Dom Aldo, bispo de Sobral na época.

Em 1999 trabalhou com estagiário no Banco do Brasil através do Centro Integrado Empresa Escola – CIEE. Em 2000, concluído o ensino médio, ingressou no Seminário propedêutico de Sobral acolhido por Pe. Eudes, Reitor naquele tempo. Morando 04 anos em Sobral, Robson licenciou-se em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Apresentou monografia com o tema: Sobre o discurso da desigualdade entre os homens na perspectiva de Jean-Jacques Rousseanu. No ano seguinte viajou para Fortaleza onde se bacharelou em Teologia, pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará- ITEP, ao fim do curso apresentou monografia com o tema: Sobre a Teologia da Eucaristia na Perspectiva de José Aldazábal. Ao longo deste período teve a oportunidade de fazer alguns cursos de extensão: Religião e Política no Oriente Médio pelo ICRE – Instituto de Ciências Religiosas, Turismo de Inclusão, e Violência, Segurança e Direitos pela fundação Demócrito Rocha.

Fez estágio pastoral na paróquia de Santana do Acaraú do dia 04 de agosto de 2008 a 12 de abril de 2009. Ordenado Diácono em 19 de março do mesmo ano na catedral de Sobral. Reside na paróquia de Acaraú, onde foi ordenado presbítero

Nenhum comentário: