quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mons. José Edson Magalhães-Grande consternação popular e homenagens

Publicado no Jornal Correio da Semana-Diocese de Sobral
11 de abril de 2010

Faleceu na manhã de segunda-feira, às 7h45, dia 29/03/10, Monsenhor José Edson Magalhães, pároco de Acaraú, vítima de ataque cardíaco. O corpo foi velado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Acaraú-CE, onde Monsenhor Edson Magalhães exercia seu ministério, há quase 45 anos. O sepultamento foi às 12h, na própria matriz de Acaraú, fiéis se aglomeraram para dar o último adeus.
A missa de Exéquias foi concelebrada por Pe. Raimundo Nonato Timbó, pároco de Ipu e Administrador Diocesano, juntamente com a presença de 38 padres da diocese.

A reportagem do Jornal Correio da Semana e da Rádio Educadora do Nordeste de Sobral estiveram presentes nas despedidas, na missa de Exéquias do Monsenhor José Edson Magalhães, na cidade de Acaraú.. O jornal entrevistou alguns representantes do clero sobralense e autoridade local:
Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva, Pároco da paróquia de São Sebastião-Ipu e Administrador da Diocese de Sobral: “Monsenhor Edson Magalhães prestou à igreja um grande serviço. Teve uma dedicação integral. Foi um animador das pastorais. Um amigo. Especialista em amizade. Amigo dos cinco bispos que Sobral já teve. Sua amizade foi muito grande com os colegas padres. Ele era a pessoa que a gente chamava, não só nos momentos de alegria, mas nos momentos de dificuldades. Era nosso conselheiro pela forma sensata que ele tinha de avaliar as coisas”. O seu senso crítico, o compromisso que ele passava pra gente continha o ideal de igreja comprometida com a causa dos pobres. Monsenhor Edson carregou consigo toda esta bagagem de tanto bem que ele fez e tanta caridade. Deus, com certeza saberá, recompensá-lo, por tanto bem que ele prestou ao povo de Deus, através de nosso senhor”.
Cônego Gonçalo de Pinho Gomes, Pároco da paróquia de N. S. da Conceição, Igreja da Sé-Sobral: “A gente lamenta profundamente a partida do Monsenhor Edson. Ele era um homem experiente. Um grande sacerdote de nossa diocese. Dedicou sua vida ministerial, sacerdotal à região do Acaraú. Sendo o primeiro pároco da igreja de Cruz, sendo depois nomeado para a paróquia de Acaraú, onde passou mais de 40 anos. Lamentamos sua partida, mas isso é o processo de nossas vidas. Deus o chamou e esperamos que ele esteja na glória de Deus, partilhando da felicidade dos mais justos, dos santos. Monsenhor Edson era uma pessoa que tinha um círculo de amizade profundo  por seu gesto acolhedor”.

Pe. Manoel Valdery da Rocha, Pároco da paróquia de São Francisco-Cruz: “É uma oportunidade muito significativa. Nós, padres, estamos aqui reunidos para prestar não só, a solidariedade à família do monsenhor Edson, mas ao povo de Acaraú, por seu falecimento. Como também prestar nossa homenagem a ele, por ter sido muito importante na caminhada pastoral da diocese. Conheci suas ideias, suas missões e o interesse que ele tinha em que a diocese fosse um caminho vivo, capaz de representar muito bem o percurso do caminho no meio de nós. Nós, padres, nos sentimos de certa maneira órfão, pois o Monsenhor representava para nós um aconchego, além de amigo, alguém que pensava à frente para poder nos orientar naquilo que achava mais certo. Sentimos a perda. Que ele interceda por nós, junto ao nosso criador”.

Pe. Francisco de Assis M. Rocha, Assessor de Comunicação da Diocese de Sobral: “Pe. Edson fez um trabalho renovador. Renovou sua paróquia. Fez um grande trabalho na sede e na área rural. Sua partida foi uma perda muito grande. No período das festas, os temas eram elaborados pelas comunidades. Esperamos que o novo padre dê continuidade à missão de Jesus, da maneira como Pe. Edson trabalhou no tempo que esteve à frente da paróquia de Acaraú”.

Pe. José Edmilson Eugênio Nascimento, Pároco de Alcântaras e Administrador da Santa Casa de Misericórdia de Sobral: “Pe. Edson Magalhães teve uma história religiosa brilhante na diocese de Sobral. Considerado o patriarca da paróquia de Acaraú. Acompanhou várias gerações. Formou a consciência religiosa católica e cristã de grande número de pessoas. Hoje, se despede de sua paróquia, do seu povo e da diocese de Sobral. Deixando muitas saudades e muito sentimento cristão”.

Pe. José Lucione Queiroz Holanda, Pároco da paróquia de Santa Quitéria: “Hoje, nós nos encontramos com o sentimento humano triste, mas com o espírito alegre, tendo em vista essa entrega total. Por tudo o Monsenhor Edson Magalhães fez pelo povo de Deus, hoje se encontra contemplando face a face o rosto do próprio Deus, em nome do qual tantas vezes ofereceu sacrifícios para a igreja diocesana. É uma perda humana física, mas ao mesmo tempo é mais um que intercede por nós, junto à glória de Deus”.

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

Olinda, 29 de março de 2010.

Caríssimo amigo

Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva

Administrador Diocesano de Sobral

Foi com sentimento de pesar que tomei conhecimento do repentino falecimento do nosso querido irmão Mons. José Ednon Magalhães.

Durante os anos em que estive à frente da querida Diocese de Sobral, sempre tive no Pe. Edson, como gostava de ser chamado, a imagem de: amigo fiel, conselheiro sábio e verdadeiro companheiro das horas doces e amargas. Admirava muito sua visão de Igreja comprometida com os pobres, além do seu ardor missionário.

Ele parte para a casa do Pai, exatamente no início da Semana Santa, que culmina com a celebração da vitória de Cristo sobre a morte. Na plenitude, desfruta agora da visão de Deus e será mais um a interceder por nós.

É esta verdade de fé que nos consola, no momento em que somos privados da presença de alguém que tanto amamos.

Apresento meus mais sinceros sentimentos aos seus familiares e amigos, queridos paroquianos e irmãos presbíteros. Todos são convidados a fazer, de bom grado, um ofertório deste irmão e conservar no coração seus ensinamentos e bons exemplos.

Aproveito para desejar a todos uma feliz e santa Páscoa.

Sempre unidos pelos laços de amizade e pelo dom da Fé,
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB – V Bispo

Diocesano de Sobral e Arcebispo de Olinda e Recife

Fonte: Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário: