quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

6-Urbanização

O Acaraú surgiu nas Cacimbas, onde por algum tempo as pessoas que lá moravam trabalhavam com a pesca, mas em vista do comércio na cidade está progredindo, as pessoas começaram a vir morar aqui, e voltando para lá apenas para trabalhar.

E foi no final do século XVIII que surgiram nas proximidades do Rio Acaraú as primeiras casas da sede, onde atualmente está o bairro de Outra Banda.

Apesar de ser uma cidade com 156 anos, Acaraú teve uma urbanização tardia, pois foi só a partir de 1970 que se deu o seu processo de urbanização, quando as pessoas que moravam na zona rural começaram a se deslocarem para a cidade em busca da melhoria de vida, pois a cidade já contava com hospitais, bancos, escolas, mercados, comércios e isso ajudava muito. O êxodo rural foi predominante nesta época, ocorrendo então um inchaço. E isso foi fazendo com que a cidade fosse crescendo aleatoriamente, sem planejamento nenhum, tornando-se uma cidade espontânea (desorganizada).

Fazem parte do centro da cidade os seguintes bairros: Bal, Campo de Aviação, Planalto das Bailarinas, Sítio Buriti e Sagüim e mais afastados do centro da cidade temos os distritos de Aranaú, Juritianha e Lagoa do Carneiro.

Hoje a cidade já conta com um plano diretor em busca de sua melhoria, já tendo um bairro, Bailarinas, planejado com casas e ruas bem enquadradas nos requisitos solicitados pela Secretaria de Infra-estrutura. E é uma cidade que tem muitos pontos positivos os quais ajudam a conseguir o seu desenvolvimento urbano, entre eles os atrativos turísticos e culturais como a casa do Padre Antônio Tomás, a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, além de seu litoral, que deve ser apreciado por aqueles aqui estiverem.

Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Sandra Érica de Freitas

Nenhum comentário: