Para o ano de 2005 já existe um prognóstico citado pelo senso do Instituto Brasileiro da Geografia Estatística, IBGE, com uma previsão de 50.373 habitantes. O Acaraú é constituído de uma área de 842.88km². Sabendo-se que a sua população é de 48.968 habitantes, a densidade demográfica fica em cerca de 58 hab/km². Como percebemos, a população de Acaraú não para de crescer, ou seja, vai aumentando a cada ano que se passa, gerada por muitos fatores. Um exemplo disso é a migração, devido o Acaraú ser um pólo atrativo de pessoas, principalmente pelo setor primário, ou seja, o da economia.
A pesca, em termos centrais a da lagosta e a carcinicultura, oferecem a oportunidade de geração de muitos empregos diretos e indiretos, tanto na terra, como no mar, fazendo com que um grande numero de pessoas se sintam atraídas a vir morar aqui. Não é a toa que o Acaraú já é internacionalmente conhecido como a “Terra da Lagosta”, devido a sua venda de crustáceos para muitos lugares do Brasil e do exterior. Por isso, podemos dizer que o Acaraú exporta lagosta. Esta é uma das razões do Acaraú ter recebido uma grande quantidade de migrantes. Um exemplo disso, além de outros, são pessoas que vêm do Pará e de Tutóia. Outro fator interessante sobre migração é que, a partir dos anos 70, ocorre um êxodo rural marcando o crescimento urbano do Acaraú, devido a falta de trabalho, estudo para os filhos, a falta de terras próprias onde pudessem plantar ou ainda decorrente de longos períodos de estiagem (seca), fazendo assim com que esses novos moradores se fixassem na cidade e fizessem com que o comércio e as prestadoras de serviços chegassem e permanecessem em nosso município. Tudo isso aliado à chegada de hospitais, bancos, etc.
O crescimento vegetativo, por ser positivo, é algo que chama bastante a atenção em nosso município, pois a taxa de mortalidade é superada pela de natalidade. Principalmente nos últimos anos, onde a saúde, através dos PSF e das Agentes tem diminuido drasticamente a mortalidade. Já em relação a natalidade, a busca pelo controle é feita sem descanso.
Mas, por parte de algumas pessoas, ainda notamos a falta de informação para reduzir o número de filhos.
Sobre o nosso Acaraú, se pode dizer que ele não é tão jovem, pois o mesmo irá completar no dia 31 de julho do corrente ano 156 anos. Mas ainda existe uma tese contrária quanto ao fator demográfico por razão de nossa população ser jovem, por meio da pirâmide etária.A pirâmide acarauence possui uma base larga e isso quer dizer que quem predomina são os jovens; aqueles de 0 a 19 anos de idade. Notamos também que a nossa população idosa é bastante pequena, pois o ápice da pirâmide, onde os idosos estão situados é muito pequeno (estreito) e isso significa que muitos deles quando chegam a mais de 60 anos morrem, devido a falta de medicamentos e outras coisas mais. A expectativa de vida acarauense é de 73 anos, ou seja, o nosso Acaraú a cada dia que passa, procura obter melhorias na saúde, na cultura, na educação e na economia, buscando assim, uma forma de motivação e alegria para favorecer a longevidade na expectativa de vida da população acarauense.
Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Kátia Darlane tavares de Jesus
Aspectos Demográficos de Acaraú
Podemos entender os aspectos demográficos do Acaraú através destes dados: população absoluta, população relativa, densidade demográfica, migração, pirâmide etária e crescimento vegetativo.
O Acaraú tem uma população absoluta de 48.968 habitantes, sendo que esse total de habitantes está dividido entre zona urbana com 24.582 habitantes e zona rural com 24.386 habitantes, segundo o senso do IBGE em 2002. Mas já existe um novo prognóstico citado pelo mesmo IBGE para o ano de 2005 de 50.373 habitantes no município.
O Acaraú vai completar 156 anos de existência no dia 31 de Julho próximo. Constamos que, na pirâmide etária, a maior parte da população é de jovens, pois a mesma apresenta a base larga na faixa de 0 a 19 anos, configurando um total de 25.100 pessoas nesta faixa distribuídos da seguinte forma: 12.780 do sexo masculino e 12.320 do sexo feminino. No meio da pirâmide está a faixa de adultos que corresponde a um intervalo de 20 a 59 anos e que está diminuindo por conta de doenças variadas e de acidentes, perfazendo um total de 20.686 pessoas assim distribuídos: 10.350 homens e 10.336 mulheres. A parte menor da pirâmide, que é o ápice, concentra os idosos de 60 anos em diante, sendo 2.181 de homens e 2.069 de mulheres totalizando 4.250 pessoas, sendo que há uma alto índice de óbitos destas pessoas ao chegarem ao 60 anos. A expectativa de vida em Acaraú é de aproximadamente 73 anos de idade, ou seja, há uma busca por melhoria na qualidade de vida das pessoas com investimentos em saúde, principalmente. Por conta do índice de mortalidade ter diminuído, o crescimento vegetativo é positivo, pois a taxa de natalidade supera a de mortalidade. Isso ocorre devido ao apoio dos agentes de saúde e dos PSF na comunidade. A natalidade vem aumentando por falta de informações básicas.
O Município de Acaraú tem uma área de 842, 88 km2, sendo sua densidade demográfica da ordem de 58 hab/km2. A população não pára de crescer devido ser um pólo atrativo. A pesca e a carcinicultura são atividades que atraem muitas pessoas e renda para o município. Assim sendo, o Acaraú tem recebido muitos migrantes.
Outro fator interessante é que a partir dos anos 70 o êxodo rural marcou o crescimento urbano de Acaraú fazendo com que o comércio e as prestadoras de serviço chegassem e se fixassem na cidade fazendo a população crescer.
Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Ana Paula do Nascimento Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário