quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Cultura



A cidade também contou com uma diversidade de atividades culturais, dentre elas pode-se relembrar a banda de música que tocava para animar as mais diversas comemorações. Os carnavais aqui eram animados por blocos que contagiavam todo o povo, este muito bem informado, pois contavam com jornais como "O Norte" e "O Acaraú", aqui editados. Havia também a Festa da Lagosta, onde a população reunia-se ao som de bandas musicais para comemorar o progresso que a mesma trazia. E por muito tempo contou com clubes e cinemas para animar as noites. O Desfile da Independência parava toda a cidade para contemplá-lo e foi aqui que nasceu Padre Antônio Tomás e residiu o poeta Nicodemos Araújo, ambos bastante admirados por todos os que conheceram suas trajetórias.

Atualmente Acaraú ainda é uma cidade sócio-cultural, com muitas atividades culturais a oferecer como os casarões antigos, a Igreja Matriz com sua arquitetura exuberante, a casa onde nasceu Padre Antônio Tomás, o ginásio poliesportivo, o rico artesanato como o crochê e a renda, atualmente exportados, o carnaval, as festas juninas, as vaquejadas, os reisados que são típicos da cultura cearense.

Diante do que foi mencionado, Acaraú é um município historicamente rico, com muitos valores políticos e culturais a deixar para as gerações posteriores e possuidor de um povo que sabe preservar suas raízes, não as substituindo por outras importadas de outros povos e que nada de proveitoso lhe trarão.

A respeito da cultura, o "gabinete de leitura” foi fundado, em nossa cidade a 18 de junho de 1911 e desempenhou um notável papel na vida cultural de Acaraú. Durou cerca de 10 anos. Em 1934, tivemos o Grêmio "Romeiros do Porvir”; em 1966 fundou-se a "Casa da Juventude Pe. Antônio Tomás”, que em 1968 passou a se chamar de "Clube da Juventude". Os grupos teatrais foram: "O Guarani e Solar das Garças". Além de grupos teatrais, tínhamos o "Recreio Dramático”, que no dia 28 de fevereiro de 1976 passou a ser chamado de "Recreio Atlético Clube" e foi festivamente comemorado pela sociedade acarauense.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Nenhum comentário: