quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Minha infância e juventude em Acaraú



Eu nasci na casa da Rua Santo Antônio e desde os 3 anos vivi na casa da Rua Major Coelho.

Vivi no tempo bom do Acaraú, da infância inocente com brincadeiras tais como: esconde-esconde, 31, anel, triângulo, pião, bandeirinha, carimbo, roda, carteira de cigarro(dinheiro), castanha de caju(derrubar a caixa de fósforo), cai no poço, salada mista, reman-reman, futebol de areia(na Rua Major Coelho, na quadrinha em frente ao colégio, no campo em frente a igreja matriz).

Comia caju, azeitona, pitomba, goiaba, siriguela, guabiraba, manga, cajá, cajarana, umbu.

Os aniversários dos amigos eram simples; um pratinho com salgadinhos e bolo(com cobertura de maracujá com açúcar), bolas de soprar e ganhávamos um chapeuzinho(com a mesma estampa do pratinho).

Estudei no primário no Colégio Virgem Poderosa no jardim da infância com a Ir. Ester Cruz e com as professoras Gisela Rios, Crizeuda Carvalho, Lúcia Moura e Fátima Carvalho e as estagiárias.

Da 5ª até 8ª, básico, 2º e 3º Pedagógico com os professores: Fatima Brandão(português e gramática), Rosaly Vasconcelos(inglês), Lourdinha Vasconcelos(português), Mons. Edson(português, literatura, sociologia, psicologia), Ir. Zaina(história e geografia), Ir. Santana(matemática), Ir. Violeta(religião), Márcia Silveira, Dr Alba, Dr Gutemberg(biologia), Cletinho(física), Eurides Gomes, Dr Neto(biólogo), Paulo Andrade(técnicas comerciais) entre outros, lembro bem das diretoras Ir do Amparo, Ir Purificação, Ir. Margarida e Ir. Anunciação. Estudei também Moral e cívica e OSPB. Os livros passavam de um irmão para o outro, para um amigo ou vizinho. Estudávamos assim e sempre tive amigos que passavam no vestibular, se formaram e hoje são destaques nas suas carreiras. 

Conclui o 3* pedagógico em 1985, passei em 15* em Ciências Físicas e Biológicas. Cursei um semestre, desisti para ser comerciante. Muitos amigos estudaram no Grupo Pe. Antônio Tomás, no Grupo Tomás Pompeu e no Ginásio São José. 

Como era bom: os banhos nos açudes da bailarina, das piranhas, do bal, o pirão de siri na camboa; sempre tomávamos ypióca ou colonial. O namoro começava com a paquera, serenatas; cartas e bilhetes pra ver se conquistava a garota. Tudo com respeito.

Tempo bons das serenatas nas casas das paqueras, tertúlias animada pela radiola e regada a coquetel(kisuki e maçã cortada, Badalo(Cabecinha), Salito(outra banda), Clube da Juventude, Biboca, Canecão, Play Gilson, Play Dance, Clube(Casa de Farinha), Clube do Rica; Carnaval(com confete e serpentina) animado pela Banda do André Silva e também os Blocos de Rua; Teatro, Cinema. As bebidas da época era ypióca, colonial, coquetel, caipirinha, leite de onça(leite condensado com cachaça) rum montila, martine, cerveja, old eight e teachers.

Mas ao longo do tempo tudo foi se perdendo, restam apenas as lembranças.

Totó Rios

Nenhum comentário: