quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Acaraú e sua riquezas



Segundo a história o Acaraú já foi um dos maiores produtores de carne de charque, um dos maiores produtores de lagosta do Brasil por município, éramos uma terra rica pois produzíamos: cêra e pó de carnaúba, mamoma, algodão, couro de criação, castanha, côco; meu pai Arimá Silveira foi um dos maiores comerciantes do Acaraú destes produtos, salinas(fabricação de sal), fábricas de conservas de peixe(camurupim), fábricas de cachaça, ateliê(fabrica de roupa).

A pesca ocupava relevante papel no sistema econômico de Acaraú. Este município já respondeu por 31% da produção oriunda da pesca artesanal, com produção média de 7,9 mil toneladas.

Tínhamos cinema, teatro, clubes, danceterias; o litoral rodeado de belas praias: Almofala, Volta do Rio, Espraiado, Arpoeiras, Preá, Jericoacoara; tínhamos os açudes do Bal, das Piranhas, da Bailarina, a Camboa (Pirão de Siri), Rio Acaraú com seu delta.

Acaraú (Acaracú) é importante pois já constava no mapa com o título “Mapa da Costa do Brazil: des-do Acaracú athé a Ilha de S. João”, é de autor desconhecido e foi feito no século XVIII em anexo.
Podemos confirmar a fabricação de Carne de Charque no Acaraú através da cópia do documento em anexo.

Devemos valorizar o Acaraú; por isto que desde 2008 resgato a história do Acaraú através de matérias e fotos no Acaraú pra recordar.


Nenhum comentário: