quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fortaleza recebe FUI

Festival União da Ibiapaba realiza, hoje e amanhã, edição em Fortaleza. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe shows e palestras. A programação é gratuita

Reisado de Mestre Antônio: grupos são algumas das atrações da edição do FUI em Fortaleza

Cultura de casa vai ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É esta a proposta da sexta edição do Festival União da Ibiapaba (FUI). O evento acontece nos dias 15 e 16 de dezembro, em Fortaleza. Com programação de shows e seminários gratuitos, o projeto é uma iniciativa da Federação das Artes do Ceará (Fearte).

O FUI é uma amostra dos movimentos culturais realizados no interior do Estado, em especial na Serra da Ibiapaba, apresentando a potencialidade das manifestações, mapeando os festivais realizados na região e beneficiando o corredor cultural do Ceará.

"Queremos fazer aqui em Fortaleza um balanço das edições realizadas na Ibiapaba e provocando essa mão dupla de regionalização e integração das ações culturais. E como já acontece com o Festival Jazz & Blues, aqui há uma maior visibilidade e permite que as pessoas conheçam a riqueza cultural do interior", explica o presidente da Fearte, Rogério Soares, da dupla Regis & Rogério, uma das atrações do festival.

Nas edições anteriores, ocorridas em São Benedito, Ibiapina, Ubajara, Viçosa do Ceará e Tianguá, o FUI deu visibilidade a mais de 1 mil artistas, alcançando um público estimado de 260 mil pessoas. Também gerou cerca de 1,8 mil empregos diretos e indiretos.

Itinerância
Segundo os organizadores do FUI, o festival busca promover a itinerância regional da cultura e a educação através de oficinas. Os temas versam sobre capacitação e aprendizagem, turismo cultural, gastronomia, meio ambiente, responsabilidade social, saberes populares, entre outros.

Segundo o presidente da Feart, a programação do Festival União da Ibiapaba norteia-se em cinco eixos de mobilizações: desenvolvimento do corredor cultural da Ibiapaba com atividades culturais, exposição de produtos culturais da Ibiapaba e da região Norte para estimular a cadeia cultural produtiva, capacitação de jovens e idosos através da arte e da educação socioambiental, seminários temáticos e ações de responsabilidade social.

Na Capital, hoje, o Seminário Integração Cultural do Ceará acontece de 14 horas às 18 horas. "Convidamos 20 gestores de outros festivais para pensar formas de trocar experiências e promover essa itinerância cultural, porque expande as possibilidades de quem se apresenta", ressalta. Nomes como os do gestor cultural Geraldo Victor (que falará sobre o protagonismo e as políticas públicas de cultura), do compositor Manoel Correa Bignel (sobre o aspecto político da União) e do diretor de cinema Chico Terrah (a importância do audiovisual na consolidação e respeito de uma ação cultural) estarão presentes para discutir formas de protagonismo conjunto na promoção de diversos festivais culturais.

Já os shows acontecem amanhã, a partir das 20 horas, no anfiteatro do Dragão do Mar. A programação inclui grupos culturais como o Reisado do Mestre Antônio, dramistas e grupo Divino Movimento, além de bandas e cantores como Davi Duarte, Régis e Rogério, Banda Emoção e Batucada Elétrica.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Assembleia Legislativa, Prefeitura de Tianguá e Serviço Social do Comércio (Sesc Ceará).

MAIS INFORMAÇÕES
Festival União Ibiapaba. Amanhã, às 20 horas, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81). Gratuito. Contato: (85) 3488. 8600

KAROLINE VIANA
REPÓRTER

Nenhum comentário: