quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Leudivan Alves Rodrigues

O incrível feito do acarauense que fez da aprovação em concursos uma rotina

Quem sonha com uma vaga no serviço público certamente sabe o quanto é difícil conseguir um resultado expressivo em um processo seletivo. Imagine, então, ficar entre os dez primeiros colocados em dez concursos? Foi o que conseguiu o cearense Leidivan Alves Rodrigues, de 33 anos. A relação inclui seleções locais, como a realizada em 2000 para agente administrativo na prefeitura de Aracaú, sua cidade natal, e nacionais, como as duas aprovações que alcançou para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Em três dos dez concursos, ele ficou na 1ª colocação.

A trajetória de Leidivan incluiu outros resultados expressivos, ainda que sua posição tenha ficado acima da 10ª. Entre eles, estão a 50ª colocação para analista do BNDES e a 161ª no concurso de 2011 para a Petrobrás, que lhe rendeu o emprego que ocupa até hoje. Leidivan conta que seu interesse em atuar no setor público começou quando foi estagiário da Caixa Econômica Federal. Para ele, um dos atrativos principais é a possibilidade de ter um emprego estável. “Claro que estabilidade aliada a muito trabalho e produtividade, pois sempre fui um adepto de uma Administração Pública mais eficiente.”

Antes de ingressar na Petrobrás, Leidivan foi, por quase seis anos, escriturário do Banco do Brasil, onde exerceu até funções gerenciais. Ele também foi analista de Controle Externo no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE). Segundo ele, a educação básica de qualidade foi decisiva para seus resultados. “O que vem depois é mais desenvolvimento e maturidade do aprendizado. Sua mente já está aberta para desenvolver raciocínios de forma eficaz, então você acaba aprendendo tudo de forma mais rápida”, disse o administrador, que não despreza a importância de materiais como vídeos, testes e arquivos em pdf sobre conteúdos específicos, mas acredita que a leitura de livros é fundamental para bons resultados.

“Quem estudou por livros sabe do que estou falando. Você cria mais substância nos assuntos, consegue desenvolver melhor uma ideia, fica mais bem preparado para questões discursivas, dentre outras vantagens. Evidente que os materiais elaborados pelos renomados professores de cursinhos preparatórios são decisivos na vida de muita gente, mas ainda aposto muito nos livros!”

Formado em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, que fica em Sobral, no Ceará, Leidivan viajava 220 km por dia no trajeto de casa para a faculdade. Sua rotina foi essa durante os cinco anos do curso. Ele ainda conciliava a faculdade com oito horas de trabalho. Com o dia tão corrido, não dava para, nessa época, priorizar os concursos. “Fiz poucos, contudo meu foco era fazer a faculdade bem feita, pois isso facilitaria futuramente no mundo dos concursos”, relembra Leidivan, que buscava, pelo menos, estudar seis horas por dia nos finais de semana e, quando conseguia, no ônibus, a caminho da faculdade ou de casa.

Dessa forma, ele foi “criando substância” em disciplinas como Matemática Financeira, Matemática e Raciocínio Lógico, Economia, Português, Contabilidade, Direito Administrativo, entre outras que costumavam ser cobradas nos concursos que mais lhe interessavam. Após terminar a faculdade, ele direcionou mais o estudo em especial para Contabilidade Geral e outros ramos do Direito. Estabelecer uma prioridade para preparação, por sinal, é uma das recomendações de Leidivan para quem sonha com a carreira pública.

Publicidade

“Tenham foco, disciplina e perseverança. O foco é necessário para não haver desperdício de suas energias, de seus esforços. Você terá mais possibilidade de ter sucesso se priorizar uma área ou concursos com interseção de disciplinas cobradas. E lembrem-se: o sucesso não vem ao acaso. No pain, no gain”, concluiu o administrador na Petrobrás.

Fonte: O Acaraú - Folha Dirigida

Nenhum comentário: