sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Casa da Família Martins

Casa da Família Martins

Rua Santo Antônio 1232 – Sede
Época da Construção Ano: 1    Século: XX

Descrição
De implantação tipicamente colonial, a edificação térrea localizada no meio da quadra apresenta fachada única caracterizada por quatro vãos – dos quais três janelas e uma porta – dotadas de verga em arco abatido emolduradas, dotadas de esquadrias confeccionadas em madeira e vidro. Enquadrando o edifício de belas proporções, nota-se a existência de dois cunhais interceptados pouco acima do alinhamento superior das esquadrias por cimalha, apoiando logo em seguida a cornija sobre a qual repousa as telhas do beiral. Apresenta sistema estrutural baseado nos tijolos de alvenaria autoportantes, que sustem a coberta em duas águas - sendo uma anterior e outra posterior - de alta e continua cumeeira, estruturada em madeira recoberta por telhamento cerâmico do tipo capa-canal.

Informações Históricas
(baseada em depoimentos orais e/ou documentos) A casa da Família Martins está localizada na rua Santo Antônio, 1232, e foi levantada na década de 1930. Segundo Dimas Carvalho, seu primeiro proprietário foi Macário Martins dos Santos, provavelmente seu construtor, e que depois deixou de herança para suas três filhas, as Irmãs Martins, Norina e Zizi, conhecidas na comunidade, por não chegaram a contrair matrimônio, e também porque cuidavam de duas sobrinhas, sendo muito estimadas pela comunidade. De uso estritamente residência, veio a ser alugada pela Prefeitura Municipal de Acaraú para a instalação da Farmácia Municipal, e hoje se encontra desocupada.

Fonte: Secult-Ce

Um comentário:

Bruno Martins - Um jovem Progressista disse...

Olá, sou Bruno Martins, estava pesquisando sobre a familia no google e é interessante saber q essa é a casa do meu bisavô, a familia aqui vai ficar feliz em ver na internet...